Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Luanapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-26T01:36:24Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49231pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleO fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000835624pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples