Mostrar el registro sencillo del ítem
A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão?
dc.contributor.advisor | Bombassaro, Luiz Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Rosimari de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-18T09:20:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/49025 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de cujo título é: A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão? Tem como objetivo compreender como as ferramentas tecnológicas contribuem para o aprendizado dos alunos em geral, mas principalmente daqueles que possuem alguma necessidade especial. Neste contexto de investigação os assuntos a serem desenvolvidos trazem um breve histórico da Educação Inclusiva no Brasil e de que formas o uso das tecnologias pode ajudar crianças com necessidades educacionais especiais. Essencial também o professor estar preparado para usar a informática de maneira coerente buscando sempre focar a aprendizagem do aluno. Relacionar o tema com o que diz a Declaração de Salamanca sobre esse assunto, procurar entender de que forma estas crianças chegam até a escola e como são encaminhadas para as salas de aula normal. Os desafios que encaramos ao nos depararmos com alunos especiais em nossa sala de aula e de que forma podemos utilizar a informática como ferramenta aliada ao trabalho pedagógico. Como a informática pode melhorar e despertar o interesse dos alunos e levá-los a desenvolverem o desejo de aprender, de superar seus limites e com isso melhorar sua autoestima. Outro ponto em destaque é a formação dos profissionais que atuam diretamente com os alunos especiais, seja na sala de aula ou no laboratório de informática, estes precisam estar bem preparados para encarar este desafio e para tanto necessitam de formação adequada e permanente. As mantenedoras das instituições escolares precisam se adequar e dar o suporte básico necessário para que o processo de inclusão aconteça de fato nas escolas. Deve garantir a acessibilidade e desse modo à permanência destes alunos na escola. Para garantir uma inclusão de qualidade e de fato, a lei deve ser respeitada, pois a partir do momento em que a escola acolhe alunos de inclusão, a professora da turma também precisa receber um acompanhamento e um auxílio diário, pois enfrentará situações difíceis. Isso nem sempre ocorre, a professora fica sozinha na sua sala, com uma turma enorme e sem nenhum apoio. Ter no computador um aliado na hora de oferecer atividades que realmente desperte o interesse e a vontade de construir o conhecimento, observar este aluno quando se está em frente à máquina, suas reações, seus acertos, suas tentativas, enfim tudo o que para ele é possível desenvolver diante desta novidade. Muito pertinente nestes aspectos é o professor ter conhecimento sobre os programas e o que pode utilizar com seus alunos na hora de pensar a aula de informática. O objetivo principal deste trabalho é fazer esta ligação entre o quanto à informática pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000826845 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)