Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBombassaro, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.authorFuhr, Liria Mariapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-18T09:20:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49022pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva mostrar que a aprendizagem pode ocorrer de maneira mais significativa a partir do momento em que o desejo de aprender e de ensinar passa a fazer parte do processo. Quando há a existência de vínculos entre o professor e o aluno criando expectativas, despertando a curiosidade para tornar o ensino e o aprendizado mais prazeroso e eficaz. Propõe-se fazer perceber na relação entre professor e aluno o significado da escuta, uma vez que ambos precisam fazer ser ouvidos no processo de ensinar e aprender. Como a aprendizagem acontece na relação com o outro é preciso à existência de vínculos afetivos e a criação de laços. Os vínculos entre aquele que ensina e aquele que aprende aparecem fortificados na pesquisa realizada na medida em que se estabelece uma relação de confiança, de parceria e passam a dar resultados no desempenho do aluno. Considera que as características pessoais e profissionais do professor têm uma importante relevância na relação interpessoal deste com o aluno, tanto para a aprendizagem em sala de aula quanto para o sucesso do rendimento escolar. E nessa constituição, o afeto é o vínculo, a ponte que pode ligar o educador ao educando, facilitando a aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido com um enfoque qualitativo e de cunho bibliográfico em que, por meio desta metodologia, compreendi as relações sociais que indicam a trajetória da relação professor e aluno tendo como ponto fundamental a questão da relação professor e aluno na formação do aluno e sua vinculação com o processo educacional. Através da pesquisa, observei que a relação professor e aluno, a afetividade e a educação é um desafio para aprendizagem significativa e consiste num processo de educação para a vida, numa parceria entre professor, aluno, família e comunidade, grupos sociais tão importantes no sucesso da aprendizagem do aluno. Confirmando desta forma, que o funcionamento psíquico humano não é composto somente da dimensão cognitiva, mas, também, pela dimensão fundamental da sua existência afetiva. Nesta perspectiva verifiquei que afetividade e educação estão intrinsecamente ligadas na aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to show that learning can occur more significantly from the time when the desire to learn and teach becomes part of the process. When there is the existence of links between the teacher and student by creating expectations, arousing the curiosity to make teaching and learning more enjoyable and effective. It is proposed to realize the relationship between teacher and student the significance of listening, since both need to be heard in the process of teaching and learning. How learning happens in relationship with others is necessary to the existence of affective ties and the establishment of ties. The ties between the one who teaches and who learns fortified appear in the survey in that it establishes a trust, partnership and begin to yield results in student achievement. Considers that the personal and professional characteristics of the teacher have an important relevance in this interpersonal relationship with the student, both for learning in the classroom and for successful school performance. And this constitution, the affect is the link, the bridge that can connect the educator to the student, facilitating learning. This study was conducted with a qualitative approach and a bibliographic in which, through this methodology, understand the social relations that indicate the trajectory of the relationship between teacher and student having as fundamental the question of the relationship between teacher and student in the education of students and their linkages with the educational process. Through research, I noticed that the relationship between teacher and student, affection and education is a significant challenge for learning and is a process of education for life, a partnership between teacher, student, family and community, social groups as important in the success of student learning. Thus confirming that the human psychological functioning is not composed only of the cognitive dimension, but also the fundamental dimension of existence affective. From this perspective I found that affection and education are intrinsically linked to learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAffectionen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectRelationshipen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectStudenten
dc.titleO processo relacional entre o professor e o alunopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826833pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples