Modelo de indicadores de sustentabilidade aplicável a hidrovias na Amazônia : MISAHA
Visualizar/abrir
Data
2002Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
As propostas de projetos hidroviários para a Amazônia têm, sistematicamente, recebido fortes restrições por parte da sociedade civil organizada. Como poderia ser entendida tal situação, se a Amazônia Brasileira dispõe das melhores características físicas para o uso do transporte fluvial ? Este trabalho objetiva discutir alternativas potenciais de soluções para o delineamento de projetos hidroviários sustentáveis, a partir de uma visão sobre os múltiplos usos e a participação mais direta da soci ...
As propostas de projetos hidroviários para a Amazônia têm, sistematicamente, recebido fortes restrições por parte da sociedade civil organizada. Como poderia ser entendida tal situação, se a Amazônia Brasileira dispõe das melhores características físicas para o uso do transporte fluvial ? Este trabalho objetiva discutir alternativas potenciais de soluções para o delineamento de projetos hidroviários sustentáveis, a partir de uma visão sobre os múltiplos usos e a participação mais direta da sociedade nas tomadas de decisões que envolvem o uso dos recursos hídricos. A tese propõe um modelo analítico denominado MISAHA (Modelo de Indicadores de Sustentabilidade Aplicável a Hidrovias na Amazônia) como um gerador de indicadores de sustentabilidade, capazes de auxiliar o delineamento de projetos hidroviários para a Amazônia. ...
Abstract
The proposals for waterway projects for the Amazonian region have been received, systematically, with strong resistance by a part of the organized civil society. How can we understand such reactions when we know that the Brazilian Amazonia has the most suitable physical characteristics to be exploited for river transportation? The objective of this work is to discuss alternatives for the design of sustained waterway projects, starting with an understanding of their multiple usage and seeking a ...
The proposals for waterway projects for the Amazonian region have been received, systematically, with strong resistance by a part of the organized civil society. How can we understand such reactions when we know that the Brazilian Amazonia has the most suitable physical characteristics to be exploited for river transportation? The objective of this work is to discuss alternatives for the design of sustained waterway projects, starting with an understanding of their multiple usage and seeking a more direct participation of the society in the decision making on the use of water resources. This thesis proposes an analytical model named MISAHA (in Portuguese: model of sustainability indicators applicable to waterways in the Amazonia) as a generator for sustainability indicators, which are able to help on the design of waterway projects for the Amazonia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
Coleções
-
Engenharias (7412)
Este item está licenciado na Creative Commons License