Navegação Física por Autor "Ostermann, Fernanda"
Resultados 1-5 de 5
-
Estudo de caso etnográfico sobre a contribuição de diferentes visões epistemológicas contemporâneas na formação de professores de física
Massoni, Neusa Teresinha (2005) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções dos futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e sua evolução através de uma disciplina de História e Epistemologia da Física. A disciplina apresentou ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
Borges, Mauro Duro (2005) [Dissertação]Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no ensino médio, a partir da inserção da Relatividade Restrita, como tema foco da Física Moderna e Contemporânea. Esta pesquisa ... -
Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
Ostermann, Fernanda (1991) [Dissertação]Descreve-se um estudo feito, durante um ano e meio, no Instituto de Educação General Flores da Cunha - Escola Estadual de 12. e 22. graus (e formadora de professores para as séries iniciais) -de Porto Alegre, com o objetivo ... -
Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Pereira, Alexsandro Pereira de (2008) [Dissertação]Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino de física quântica na formação inicial de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida junto a uma disciplina da sétima etapa do curso de Licenciatura em Física ... -
Tópicos de física contemporânea em escolas de nível médio e na formação de professores de física
Ostermann, Fernanda (2000) [Tese]Este trabalho tem como objetivo contribuir para a atualização curricular de Física no ensino médio, a partir da introdução de dois tópicos contemporâneos - partículas elementares e supercondutividade - em três escolas de ...