Navegação Física por Autor "Moreira, Marco Antonio"
Resultados 1-20 de 21
-
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos
Santos, Carlos Alberto dos (1978) [Dissertação]Investigou-se a influência da organização do conteúdo de Termodinâmica na estrutura cognitiva do aluno. O experimento foi realizado com estudantes de Física Geral da UFRGS. Testes de associação de conceitos foram usados ... -
O conceito de simetria em física e sua importância para a aprendizagem da disciplina de física
Silveira, Aires Vinícius Correia da (2008) [Dissertação]Este trabalho sobre a “importância do conceito de simetria para o ensino de Física” consistiu na pesquisa em livros didáticos, e em publicações, de testes com alunos, e da elaboração de uma sugestão de material instrucional ... -
A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
Massoni, Neusa Teresinha (2010) [Tese]O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de visões epistemológicas contemporâneas na transformação das concepções de professores e futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e a relação entre ... -
Estudo de caso etnográfico sobre a contribuição de diferentes visões epistemológicas contemporâneas na formação de professores de física
Massoni, Neusa Teresinha (2005) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções dos futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e sua evolução através de uma disciplina de História e Epistemologia da Física. A disciplina apresentou ... -
Um estudo sobre o desempenho de alunos de física usuários da ferramenta computacional Modellus na interpretação de gráficos em cinemática
Araujo, Ives Solano (2002) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi o de investigar o desempenho de estudantes quando expostos a atividades complementares de modelagem computacional na aprendizagem de Física, utilizando o software Modellus. Interpretação de ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : é possível abordar conceitos de mecânica quântica?
Chiarelli, Rogério Avila (2006) [Dissertação]Este trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir um tema de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, a saber, algumas noções de Mecânica Quântica. O estudo foi realizado com alunos de 3º ano do Ensino ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
Borges, Mauro Duro (2005) [Dissertação]Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no ensino médio, a partir da inserção da Relatividade Restrita, como tema foco da Física Moderna e Contemporânea. Esta pesquisa ... -
Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
Ostermann, Fernanda (1991) [Dissertação]Descreve-se um estudo feito, durante um ano e meio, no Instituto de Educação General Flores da Cunha - Escola Estadual de 12. e 22. graus (e formadora de professores para as séries iniciais) -de Porto Alegre, com o objetivo ... -
Implementação de uma proposta de ensino para a disciplina de estrutura da matéria baseada na teoria dos campos conceituais de Vergnaud
Krey, Isabel (2009) [Tese]Partindo da premissa de que o currículo de Física no Ensino Médio necessita ser atualizado através da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea e que, para isso, é necessário preparar os professores, foi conduzida ... -
A influência da estrutura cognitiva em aprendizagens de física
Silveira, Fernando Lang da (1976) [Dissertação]São analisadas as implicações que as hipóteses da Teoria Cognitiva da Aprendizagem de David P. Ausubel têm em relação ao ensino da Física Geral. Hipóteses estatísticas são formuladas a partir daquela teoria com a finalidade ... -
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira (2010) [Tese]Na literatura encontram-se inúmeros relatos sobre fatores negativos associados ao ensino de laboratório didático e ao uso do computador em sala de aula. Tendo isso em vista, buscamos integrar atividades computacionais com ... -
Investigação de ganhos na aprendizagem de conceitos físicos envolvidos em circuitos elétricos por usuários da ferramenta computacional Modellus
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira (2005) [Dissertação]O objetivo deste trabalho de pesquisa foi investigar o desempenho de alunos que trabalharam com atividades de simulação e modelagem computacionais no estudo de circuitos elétricos, utilizando o software Modellus, comparado ... -
Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
Almeida, Voltaire de Oliveira (2006) [Dissertação]Este trabalho de dissertação de mestrado teve como objetivo investigar as possíveis dificuldades na aprendizagem de conceitos da Óptica Física de estudantes de graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande do ... -
Modelos mentais em mecânica introdutória : uma simulação computacional
Fernandes, Rafael Gomes (2000) [Dissertação]Neste trabalho utilizamos inicialmente as descrições dos possíveis modelos mentais construídos por estudantes de Física Geral na área de Mecânica Clássica, segundo a perspectiva teórica de Philip N. Johnson-Laird (1983), ... -
Modelos mentais e resolução de problemas em física
Costa, Sayonara Salvador Cabral da (2005) [Tese]O objetivo deste trabalho foi investigar como fazer os alunos modelarem mentalmente os enunciados de problemas de papel-e-lápis a fim de entendê-los e resolvê-los baseados em procedimentos analíticos e não buscando uma ... -
A organização do ensino da física no ciclo básico da universidade
Moreira, Marco Antonio (1972) [Dissertação]É feita inicialmente uma abordagem de problemas decorrentes do constante aumento da população discente nas disciplinas de Física Geral, visando evidenciar a inadequação do ensino expositivo tradicional ao ensino de um ... -
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral il.
Araujo, Ives Solano (2005) [Tese]O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de Física através de abordagens didáticas envolvendo o uso de atividades de simulação e modelagem computacionais em um ambiente de atividade colaborativa ... -
Sobre o ensino do conceito de evolução temporal em mecânica quântica
Pantoja, Glauco Cohen Ferreira (2011) [Dissertação]O Ensino de Mecânica Quântica Não Relativística é uma linha de pesquisa que tem adquirido relevância na área de Ensino de Física. A investigação de conceitos estruturantes facilitadores da aprendizagem deste ramo do ... -
Tipos de representações mentais utilizadas por estudantes de física geral na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais nessa área
Lagreca, Maria do Carmo Baptista (1997) [Dissertação]Neste trabalho, além de investigarmos o tipo de representação mental (proposições, imagens ou modelos mentais) utilizado por estudantes de Física Geral na área de Mecânica Newtoniana, tentamos identificar possíveis modelos ... -
Tópicos de física contemporânea em escolas de nível médio e na formação de professores de física
Ostermann, Fernanda (2000) [Tese]Este trabalho tem como objetivo contribuir para a atualização curricular de Física no ensino médio, a partir da introdução de dois tópicos contemporâneos - partículas elementares e supercondutividade - em três escolas de ...