Navegação Ensino de Matemática por Assunto "Conceptual fields"
Resultados 1-8 de 8
-
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
(2012) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ... -
Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
(2013) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola da Rede Adventista de Educação no município de Cachoeirinha, que utilizou a linguagem LOGO em aulas de Matemática. O experimento prático, realizado ... -
Campo multiplicativo das operações : uma iniciativa de formação com professores que ensinam matemática
(2014) [Dissertação]Este trabalho apresenta investigação acerca das concepções de professores dos Anos Inicias sobre o Campo Multiplicativo à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. O campo multiplicativo foi escolhido como ... -
Introduzindo a noção de proporcionalidade via resolução de problemas : uma análise acerca de esquemas mobilizados por estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental
(2017) [Dissertação]A presente pesquisa tem por objetivo explorar os diferentes esquemas utilizados por estudantes do sétimo ano ao serem confrontados com problemas envolvendo razões e proporções, a fim de identificar e analisar quais são os ... -
Múltiplos e divisores de números naturais um estudo no quinto ano do ensino fundamental
(2015) [Dissertação]Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no ano de 2013 em uma escola estadual de Ensino Fundamental, no Município de Itati, no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como campo empírico a realização de dez encontros ... -
Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
(2012) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma proposta desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que faz uso do recurso LEGO® nas aulas de matemática. O texto busca responder às seguintes perguntas: É possível ... -
Soluções de problemas matemáticos no Facebook : uma análise sob a perspectiva da teoria dos campos conceituais
(2014) [Dissertação]Este trabalho apresenta a análise de uma atividade realizada através de um grupo na rede social Facebook, a qual foi realizada com alunos de um curso pré-vestibular popular de Porto Alegre. O Objetivo geral deste grupo era ... -
O uso de problemas no ensino e aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas na escola básica
(2012) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma proposta de ensino envolvendo funções, funções exponenciais e funções logarítmicas na escola básica. Através da verificação do processo de aprendizagem de funções pelos alunos, buscamos na teoria ...