Navegação Ensino de Matemática por Assunto "Computational thinking"
Resultados 1-5 de 5
-
Histórias contadas por professoras dos 5° anos ao programar no Scratch : uma possibilidade de ensinar matemática e pensamento computacional
(2023) [Dissertação]A presente pesquisa de caráter qualitativo buscou responder à seguinte questão: quais conhecimentos relacionados ao Pensamento Computacional e à Matemática dos Anos Iniciais podem ser construídos por professoras dos 5° ... -
Jogos físicos e digitais : um facilitador da aprendizagem das estruturas aditivas no âmbito dos números inteiros
(2024) [Dissertação]Nesta pesquisa tem-se por objetivo identificar como uma proposta pedagógica com ênfase em um jogo de tabuleiro e dois jogos digitais, voltada ao campo conceitual das estruturas aditivas com números inteiros, mobiliza os ... -
Pensamento computacional e matemática : como emergem em projetos com o Scratch no ensino remoto?
(2022) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou responder à seguinte questão: como o Pensamento Computacional e a matemática emergem de projetos desenvolvidos com o ambiente de ... -
Percepção de professores de matemática sobre o pensamento computacional : um olhar à luz da insubordinação criativa
(2023) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio de questionário e entrevistas, ações de Insubordinação Criativa relacionadas à percepção e apropriação que professores de Matemática têm a respeito do Pensamento Computacional ... -
Programando com Scratch no Ensino Fundamental : uma possibilidade para a construção de conceitos matemáticos
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa propõe-se a analisar os impactos da programação no desenvolvimento de conceitos matemáticos e do pensamento computacional em âmbito escolar. A pesquisa foi desenvolvida com oito estudantes de 8º ou 9º ...