Navegação Ensino de Matemática por Autor "Burigo, Elisabete Zardo"
Resultados 1-12 de 12
-
Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
Bonadiman, Adriana (2007) [Dissertação]Nesta dissertação destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem da álgebra elementar, sempre muito presente em nossa prática docente. Nosso principal objetivo foi a elaboração, implementação e validação de uma ... -
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
Fonseca, Jussara Aparecida da (2012) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ... -
Construindo o conceito de ângulo a partir da sua mobilização em diversos contextos e da utilização de materiais manipulativos
Rocha, Mariana Rodolfo (2017) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de ângulo a partir de sua mobilização em diversos contextos, com a utilização de diferentes materiais manipulativos. O estudo foi desenvolvido com alunos ... -
O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
Esperança, Antonio Cesar dos Santos (2011) [Dissertação]O trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de matemática nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Técnico, que funcionaram no Instituto Júlio de Castilhos no período de vigência da reforma do ensino secundário que ... -
Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
Schu, Angela Maria Pacini (2015) [Dissertação]Esta dissertação apresenta reflexões relativas a uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Os registros, ... -
A formação dos professores de matemática no Instituto Federal Catarinense
Silva Neto, Oscar (2015) [Dissertação]O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). Desde 2008, com a mudança ... -
Uma investigação sobre o uso de jogos no ensino de números relativos
Gajko, Thiago Crestani (2018) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma experiência de aplicação de sequência de atividades cujo tema central é números relativos, envolvendo uso de jogos. Tal sequência foi aplicada em uma turma do sétimo ano de uma escola particular ... -
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
Brocker, Mosael Juliano (2016) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de congruência de figuras planas, no Ensino Fundamental, por meio de estudo das transformações isométricas. O estudo foi realizado com uma turma de alunos ... -
Marcas da divisão : um estudo de caso sobre a aprendizagem da operação de divisão no 4° ano do Ensino Fundamental
Ferreira, Michele dos Santos (2012) [Dissertação]A presente dissertação traz uma pesquisa sobre a aprendizagem da operação de divisão, com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa era verificar se, através de uma proposta de ensino em que as ... -
Números relativos : uma proposta de ensino
Pereira, Cristiano Cardoso (2014) [Dissertação]Este trabalho traz um estudo sobre o ensino e a aprendizagem dos números relativos e das operações de adição e subtração. A escolha deste tema de pesquisa está associada às constatações de incompreensões dos números relativos ... -
Uma proposta de ensino da trigonometria com uso do sofware GeoGebra
Pedroso, Leonor Wierzynski (2012) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino da Trigonometria para estudantes do Ensino Médio, baseada na utilização do software GeoGebra. Seu principal objetivo é avaliar a aprendizagem da Trigonometria propiciada ... -
Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
Backendorf, Viviane Raquel (2010) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que abordasse o tema das medidas de comprimento e área, numa turma da quarta série (quinto ano) do Ensino Fundamental. Decidiu-se desenvolver ...