Navegação Ensino de Matemática por Autor "Ripoll, Cydara Cavedon"
Resultados 1-8 de 8
-
Abordagem de frações equivalentes : uma experiência no 6º ano do ensino fundamental
Souza, Roseane Nunes Garcia de (2019) [Dissertação]O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino de frações baseado na ideia “elementar” na matemática de relação de equivalência. Apresenta uma construção dos números racionais pela ciência matemática e discute ... -
Análise de livros didáticos focando na divisão de frações
Farias, Cássia Tatiane Rockemback de Almeida (2024) [Dissertação]A motivação para esta dissertação reside na importante tarefa desempenhada por docentes das escolas públicas de selecionarem os livros didáticos, dentre aqueles aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ... -
A construção dos números reais na escola básica
Boff, Daiane Scopel (2006) [Dissertação]Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares ... -
Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
Fischer, Daiana dos Santos Oliveira (2020) [Dissertação]A presente pesquisa diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de multiplicação de frações, tendo por objetivo investigar a questão "Como uma proposta de sequência de atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental ... -
Música e matemática : possibilidades no ensino médio
Lange, Carlos Henrique (2019) [Dissertação]Este trabalho versa sobre algumas relações existentes entre Matemática e Música e a viabilidade de levá-las para a sala de aula por meio de oficinas interdisciplinares, utilizando a Teoria dos Registros de Representações ... -
Pensamento genérico e expressões algébricas no ensino fundamental
Carvalho, Sandro Azevedo (2010) [Dissertação]O presente trabalho trata basicamente do conteúdo expressões algébricas no ensino fundamental. Motivados pela crença de que a ausência do método de argumentação matemática e do pensamento genérico no atual ensino de ... -
A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
Schroer, Rodrigo Ernesto (2013) [Dissertação]Esta dissertação apresenta os resultados da aplicação de uma Sequência Didática que tratou da retomada do estudo de relacionamento entre grandezas no Ensino Médio e a tradução de alguns destes relacionamentos para a linguagem ... -
Uma revisitação aos conjuntos numéricos no Ensino Médio
Almeida, Theodoro Becker de (2015) [Dissertação]Esta dissertação trata principalmente de uma proposta de retomada do estudo de números no Ensino Médio através dos conjuntos numéricos, a título de revisão e aprofundamento sobre os mesmos. Apresenta também os resultados ...