Listar Trabajos Académicos y Técnicos por autor "Sturm, Ingrid Nancy"
Mostrando ítems 1-20 de 23
-
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
Teixeira, Silvani Soares (2013) [Tesinas de grado]No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para ... -
Da teoria ao estágio, do estágio à teoria : Leitura, escrita e concordância
Leivas, Mariana Molina de Oliveira (2015) [Tesinas de grado]Pretende-se nesse trabalho evidenciar a realidade da situação de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio, elaborado a partir de experiências nos Estágio de Docência em Português I e II, do curso de Licenciatura ... -
ENEM : um olhar para a leitura
Severo, Susan Severo de (2010) [Tesinas de grado]Resumo não disponível -
Ensino de língua portuguesa e formação docente
Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles (2012) [Tesinas de especialización]A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ... -
Ensino de língua portuguesa : o texto no trabalho com a análise linguística
Dantas, Karine Mesquita (2015) [Tesinas de especialización]Este artigo surge com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o melhor trabalho com a análise linguística na sala de aula de língua portuguesa. Pensando nos desafios enfrentados até hoje, com todo o histórico ... -
Escrita e subjetividade : as marcas da autoria no texto escolar
Silva, Júlia Dias da (2013) [Tesinas de especialización]Trata-se, neste artigo, de mostrar como podemos avaliar as marcas de subjetividade e autoria presentes em textos escolares. Para isso, apresentamos inicialmente algumas considerações a respeito do ensino de língua portuguesa, ... -
A formação linguística dos professores das séries iniciais do ensino fundamental
Rocha, André Luiz de Novais (2015) [Tesinas de especialización]O presente estudo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da formação linguística que o professor das Séries Iniciais recebe durante sua formação. Primeiramente, será apresentado quem é esse profissional, pois uma ... -
Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos
Silva, Luciane Barros da (2014) [Tesinas de grado]Nas aulas de LP ainda predominam atividades voltadas ao ensino de classes gramaticais através de frases isoladas, e o professor que tenta mudar essa prática encontra muitas dificuldades. Logo, os alunos apresentam dificuldades ... -
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
Albuquerque, Michele Pereira (2010) [Tesinas de grado]Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos ... -
Leitura e práticas de compreensão de textos no ensino fundamental
Medeiros, Cristiana Quadros de (2012) [Tesinas de grado]Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre as atividades de leitura – interpretação e compreensão de textos – apresentadas no ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, questiona-se a importância dada a ... -
Leitura ficcional e jovens leitores
Tapia, Mônica de Menezes (2015) [Tesinas de especialización]Propomo-nos, neste artigo, a abordar questões relacionadas à leitura específica dos jovens e a leitura oferecida e trabalhada pela escola, com ênfase na leitura ficcional contemporânea. Na sequência apontamos a importância ... -
Leitura : imagem e texto na sala de aula
Contessa, Danielle Fraga (2010) [Tesinas de grado]Este estudo apresenta uma proposta de trabalho que privilegia a análise de textos imagéticos nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. A proposta parte do fato de que há muito as imagens são essenciais ... -
A língua portuguesa nos concursos públicos
Mascarenhas, Felipe Truccolo (2013) [Tesinas de especialización]Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos conteúdos de Língua Portuguesa em provas de concurso público a partir da análise de dois concursos de nível médio dos anos de 2013 e 2012. Inicialmenteapresenta-se uma análise ... -
Literatura e escola : uma experiência positiva
Martins, Rita de Cassia Rocha (2011) [Tesinas de grado]Resumo não disponível -
Mais aluno que professor : aspectos da imagem do professor de língua portuguesa no livro didático
Silva, Maria Daniela Leite da (2012) [Tesinas de grado]Este trabalho tem como intuito desenvolver, através da perspectiva da Análise do Discurso (escola francesa), um estudo voltado à análise discursiva de enunciados dirigidos aos professores, em livros didáticos, para o Ensino ... -
Um olhar sobre a representação da figura do professor no cinema
Moreira, Roxana Furtado (2015) [Tesinas de especialización]Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a representação da imagem do professor no cinema, buscando analisar, através das falas e da construção das cenas e dos personagens, como esse profissional é visto pela sociedade ... -
A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa
Martini, Louise Fernanda dos Santos (2015) [Tesinas de especialización]Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um ... -
Prática de ensino em língua portuguesa no contexto pós PCN
Oliveira, Marionise Vedoy (2010) [Tesinas de grado]Resumo não disponível -
Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor
Führ, Mirian (2012) [Tesinas de especialización]Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ... -
Referenciação no texto : o que há no livro didático
Silva, Susana Miranda da (2015) [Tesinas de especialización]Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ...