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dc.contributor.advisorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Lúcia Saddipt_BR
dc.date.accessioned2012-05-08T01:23:21Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40347pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo levantar elementos necessários para a implementação de uma adequada Gestão de Competências voltada para a formação de negociadores no Serviço de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde de Goiás. Para tanto, com base na revisão teórica realizada, elaborou-se um questionário com a intenção de perceber como os servidores do Departamento compreendem os temas Gestão por Competências e Negociação Coletiva. A análise das respostas dos servidores mostrou que há uma distância entre as idéias presentes na literatura teórica acerca do tema e as idéias dos entrevistados. Concluiu-se que a maioria dos servidores apresenta noções de senso comum a respeito dos temas aqui tratados. A partir desta análise, levantou-se alguns elementos que precisam ser desenvolvidos para a implementação de uma gestão por competência na formação de negociadores no Serviço de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde de Goiás. Percebeu-se que é importante o aprofundamento da noção de Gestão por Competência, entendendo-o no interior do evento da comunicação e dos serviços. Ao mesmo tempo, faz-se necessário o desenvolvimento de um perfil de negociadores formados nas noções de iniciativa, responsabilidade, autonomia, comunicação, liderança, trabalho em equipe, dentre outras.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at arising necessary elements to implement an adequate Competencies Managment according to negotiators formation in the Serviço de Pessoal do Ministério da Saúde de Goiás. In order to achieve this aim, having as base the theoretical revision developed, it has been elaborated a questioner with the intention of realizing how the servicers of the Department understand the themes Competencies Management and Collective Negotiation . The analyses of the answers of these services have shown that there is a distance between the ideas presented in the literature according to the theme and the ideas of the interviewers. We have concluded that the major of the servicers presents common sense notions. From this analyse, we have arisen some elements that need to be developed to implement the competency management to the formation of negotiators in the Serviço de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde de Goiás, understanding it in the interior of the event of communication and the services. In the same time, it is necessary the development of the profile of the formed negotiators in the notions of initiative, responsibility, autonomy, communication, leadership, equip work , besides others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetency managementen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectCollective negotiationen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectManagement service peopleen
dc.subjectServiço público federalpt_BR
dc.titleGestão por competência na formação de negociadores no serviço de gestão de pessoas do Ministério da Saúde de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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