Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Maria Elisa Cantanhede Lago Bragapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-08T01:23:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40337pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo investiga a negociação coletiva e a noção de competência como ferramentas indispensáveis para solução de conflitos. A abordagem da negociação coletiva é um tema recente na Administração Pública Federal e é apresentada pela sua inserção no ordenamento jurídico, conceituação, funções, princípios e sua prática no âmbito do serviço público. De outro lado, temos a noção de competência, suas diferentes conotações ao longo do tempo, e entendida como o resultado da mobilização de recursos (conhecimento, habilidades e atitudes) na ação, que neste caso, é representada pela atuação em determinada circunstância ou situação conflituosa. Assim, esse estudo visa identificar a viabilidade de adoção da noção de competência como modelo para o desenvolvimento de negociação de conflitos no Departamento de Tecnologia Química do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Para isso, o método utilizado é o estudo de caso mediante pesquisa qualitativa, com técnica de coleta a entrevista semi-estruturada, visando investigar o conflito desencadeado entre todos os servidores técnico-administrativos e o Chefe do Departamento de Tecnologia Química do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, setor da Universidade caracterizado por dissensos nas relações interpessoais. Participaram da pesquisa oito servidores técnico-administrativos, um gestor de unidade acadêmica e um dirigente sindical. A análise interpretativa das falas dos entrevistados indica um misto de autoritarismo e inflexibilidade, não credibilidade no processo de avaliação de desempenho como ferramenta importante para gestão de pessoas, ausência de diálogo e servidores dotados de talentos, habilidades, conhecimentos e atitudes para atuar como bons negociadores, itens esses em destaque no resultado do estudo. O estudo atendeu aos objetivos propostos, deixando claro que a instituição precisa rever algumas de suas estratégias na busca para apaziguar seus conflitos internos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectGestão de competênciaspt_BR
dc.subjectServiço público federalpt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.titleNegociação de conflitos : uma abordagem à gestão de pessoas no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817311pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples