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dc.contributor.advisorBaldi, Marianapt_BR
dc.contributor.authorPastório, Sinara Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-05T01:24:36Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40293pt_BR
dc.description.abstractEstudo de Caso realizado junto a servidores públicos do INSS, com abordagem qualitativa, objetivando investigar qual a importância que o contexto social dos servidores tem para os gestores de duas unidades de Atendimento da Previdência Social em Porto Alegre quando conduzem e participam de processo de negociação coletiva. Os sujeitos da pesquisa foram dois gestores e sete servidores das duas Unidades. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo baseada em Minayo (2002). Foram identificados conceitos importantes que se relacionam com a Gestão, tais como: visão sistêmica, relações interpessoais, negociação, subjetividade e qualidade de vida. Os resultados apontam para a existência de negociação não coletiva, mas fragmentada, denotando a utilização de poder. A comparação entre essas duas unidades permite a identificação de estilos distintos de gestão e a necessidade de profissionalização por parte da administração. Sugerem-se alternativas que visem, além de atingir as metas da Instituição, a melhoria da qualidade de vida no trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis case study was performed with public workers of the Brazilian National Institute of Social Security (INSS), using a qualitative approach, with the purpose to investigate how important the workers’ social context is to managers of two Social Security Service units in Porto Alegre when they conduct and participate in collective negotiation process. The study subjects were two managers and seven workers from the two units. Semi-structured interviews were performed and their content was analyzed based on Minayo (2002). Important management-related concepts were identified, which included: systemic view, interpersonal relationships, negotiation, subjectivity, and quality of life. Results show that negotiation is non-collective, but fragmented, hence denoting the use of power. Comparisons between the two units show they use particular forms of management and require professionalization of their administration staff. It is suggested they use alternatives that also aim at improving quality of life at work besides achieving the goals of the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegotiationen
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipsen
dc.titleOs servidores públicos e as metas institucionais : quem sai fortalecido?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000828001pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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