A escolha do balanceamento entre metas institucionais e metas individuais na avaliação de desempenho : o caso do Inmetro
Fecha
2010Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O atual Sistema de Avaliação de Desempenho Individual, atrelado à Gratificação de Desempenho da Qualidade Inmetro (GDQI), contrasta com os parâmetros estabelecidos no Decreto Federal nº 7.133 (BRASIL, 2010). Diante da constatação de uma proposição de um balanceamento diferenciado entre metas individuais e institucionais problematizou-se quais seriam os motivos, premissas e entendimentos que diferenciam as duas abordagens e justificam a aplicação, de um ou outro, diante do perfil e da natureza j ...
O atual Sistema de Avaliação de Desempenho Individual, atrelado à Gratificação de Desempenho da Qualidade Inmetro (GDQI), contrasta com os parâmetros estabelecidos no Decreto Federal nº 7.133 (BRASIL, 2010). Diante da constatação de uma proposição de um balanceamento diferenciado entre metas individuais e institucionais problematizou-se quais seriam os motivos, premissas e entendimentos que diferenciam as duas abordagens e justificam a aplicação, de um ou outro, diante do perfil e da natureza jurídica da organização pública em geral. O presente trabalho tem como objetivo apresentar essas abordagens e seus critérios, estabelecendo graus comparativos. Busca identificar quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo em relação ao servidor e à autarquia, tendo como fulcro o caso do Inmetro. Constrói-se o quadro teórico a partir da perspectiva histórica da Avaliação de Desempenho no Setor Público Brasileiro, bem como a inter-relação desta com as ferramentas como o Balanced Scorecard e o Modelo de Excelência em Gestão Pública, apresentando conceitos sobre o tema. A estratégia de pesquisa consistiu em estudo de caso explicativo, seguindo abordagem qualitativa, se valendo de documentos do órgão, entrevistas abertas com atores-chave da instituição e observação simples. Os resultados apresentados permitem identificar pontos fortes e fracos na prática atual, propondo algumas melhorias para aprimoramento da prática de gestão. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License