Como as mídias contribuíram no processo de aprendizagem em uma turma de 4ª série do ensino Fundamental?
dc.contributor.advisor | Corte Real, Luciane Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Homem, Sônia Mara dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-26T01:22:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39642 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostra que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. Outra questão importante é que a partir do momento em que as tecnologias estão presentes na educação, estamos contribuindo para a inclusão digital da sociedade, assim como trazendo para o ambiente escolar, uma forma prazerosa de trabalhar. Não se fala em informatizar o ensino, mas em desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que facilitem a compreensão do aluno. O trabalho que segue foi um estudo qualitativo, realizado com uma turma de 4ª série do ensino fundamental, na qual foram usados os meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A integração das TICs nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais. E o grande desafio é saber a especificidade de cada uma delas para integrá-las de acordo com os objetivos pedagógicos da instituição de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the approach of the media on education, it shows that even the lower classes have contact with the technologies, whether at home, at school,Internet café outside the school classintes. What may not be clear to society and also for schools it is how to use such technologies for the benefit of teaching and learning. Another important issue is when technologies are present in education, we are contributing to digital inclusion in society. As well as bringing to E- education, but to develop the teaching and learning to facilitate student understanding. I always wanted to delve on this subject theoretically and Degree in the distance gave me that opportunity. The work that follows is a qualitative study with a group of 4th grade of elementary school, which were used in the media as a tool to support the teaching and learnig. The integration of ICT in learning processes can constitute a factor of pedagogical innovation, offering new ways of working in school. However, the school must accompany social change. And the big challenge is to know the specifics of each one of them to integrate them according to the pedagogical goals of the institution. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.title | Como as mídias contribuíram no processo de aprendizagem em uma turma de 4ª série do ensino Fundamental? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825051 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License