Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para ...
Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para que os alunos vivenciem momentos de interação, cooperação e construção de sua autonomia moral. O trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais modalidade a Distância - promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que será apresentado a seguir, tem como objetivo demonstrar a possibilidade de inserir as Arquiteturas Pedagógicas, no contexto escolar através da metodologia por Projetos de Aprendizagem. Tais projetos têm como ponto de partida o interesse dos alunos, levando em consideração suas vivências, experiências e conhecimentos prévios. Desencadeando uma construção de saberes oriundos totalmente de suas curiosidades e motivações. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1437)
Este item está licenciado na Creative Commons License