O Encantamento dos Contos de Fadas
dc.contributor.advisor | Gil, Natália de Lacerda | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Maria Verônica Oliveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-25T01:24:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39574 | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto de que a Literatura Infantil tem papel importantíssimo na vida da criança, por ter influência direta na formação de atitudes e valores, oferecendo oportunidades de viver o imaginário e favorecendo a visão original da realidade, os contos de fadas se tornam elementos importantes por trazerem concepções e visões de outras épocas, com seus valores e conceitos escritos em situações e países diferentes. Embora estes contos tenham passado de geração para geração, eles ainda encantam as crianças nos dias atuais, conseguem fazer com que estas vivenciem situações imaginárias através deles e se mostrem fascinadas pela magia contida em seu interior. Diante destas considerações, este trabalho se propôs a questionar o motivo que leva a criança pós-moderna, inserida em um contexto de avanços tecnológicos, a se encantar pelos contos de fadas. De onde viria o encantamento por esta literatura que vem sendo contada no decorrer dos tempos e que traz valores e concepções de pessoas que viveram em mundos completamente diferenciados dos nossos? Para responder a esta questão foi necessária uma análise desta literatura, bem como um estudo de dados e reflexões sobre observações em sala de aula. Ao refletir sobre o encantamento do pequeno ouvinte, é possível dizer que o conto por si só já cumpre a tarefa de encantá-lo, devido ao contexto maravilhoso e fantástico que proporciona à criança, trazendo culturas e histórias encantadoras, vividas em tempos e locais que muitas vezes estão distantes da sua realidade e fora de seu alcance, o que permite a ele fazer a sua viagem própria. Com esse intuito proporcionei aos meus alunos a “hora do conto”, por considerar um momento relevante no ambiente educacional, tanto para formação do leitor como para o desenvolvimento da criança enquanto ser humano, no encontro com seu mundo interno povoado de imagens e questões que devem ser compreendidas, para que se tornem adultos conscientes e equilibrados, interagindo no contexto social. Sendo assim, realizei um estudo com meus alunos tendo como objetivo de refletir e verificar junto às crianças o porquê do seu encantamento frente aos contos de fadas. Cabe ressaltar que o mesmo foi realizado no decorrer da “hora do conto” e que a partir das histórias contadas as crianças recontavam as mesmas, expressavam o que sentiam e responderam a questionários. As falas e reações das crianças foram surpreendentes e bem variadas, sendo que sempre havia uma relação com o cotidiano dos mesmos. Através deste estudo proponho uma reflexão mais consciente sobre este gênero literário que encanta as crianças e adultos, chamando a atenção para a influência que pode exercer sobre os pequenos e defendendo que, portanto, deve ser trabalhado e compreendido em sala de aula para que possa auxiliar na formação da infância, mesmo que numa sociedade tão diferenciada daquela em que tais contos surgiram. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Conto de fada | pt_BR |
dc.subject | Hora do conto | pt_BR |
dc.subject | Contrato | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | O Encantamento dos Contos de Fadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825102 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1374)