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dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorSoares, Carina Fabianapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:24:01Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39563pt_BR
dc.description.abstractEncontrar uma forma com que a alfabetização seja efetiva já nos primeiros anos do ensino fundamental vem sendo foco de estudos há muitos anos. Vivemos hoje em sala de aula uma realidade em que algumas crianças que já saíram das classes de alfabetização, ainda não dominam as práticas de leitura e escrita. Com base neste problema, o presente trabalho tem o intuito de investigar como a alfabetização pode ser iniciada já na Educação Infantil. Notemos que uma das maiores dificuldades presentes no processo de alfabetização está na falta de vontade ou de interesse do aluno por compreender o sistema da escrita. Sendo assim, na Educação Infantil, contamos com o fator favorável do uso do lúdico nas aulas, já que este traz consigo uma gama de elementos que fazem com que a criança se identifique com o que está sendo trabalhado, porque traz um universo que é familiar a ela para dentro da sala de aula. Tal prática facilita o engajamento das crianças nas atividades desenvolvidas. Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quando pesquisaram sobre o processo de alfabetização e publicaram “A psicogênese da língua escrita”, já nos relatavam a importância de o professor conhecer de perto como ocorre o processo de alfabetização com o aluno. Este conhecimento permite que suas práticas sejam desafiadoras e prazerosas para os aprendizes, afim de facilitar a aprendizagem. Magda Soares (2000) vem ao encontro desta idéia, nos mostrando como é importante o letramento ser encarado como uma prática existente para fazer com que o aluno atribua um sentido ao sistema de escrita que está sendo-lhe ensinado, identificando no seu mundo e ao seu redor os elementos aprendidos dentro da sala de aula. Também é importante relacionar estas aprendizagens com conhecimentos já adquiridos anteriormente, também fora da sala de aula. A metodologia utilizada neste trabalho teve base na observação de uma turma de jardim B para verificar o impacto da utilização de um ursinho que os alunos levavam para suas casas nas práticas de iniciação à alfabetização. Os alunos tinham oportunidade de brincar com o ursinho e, depois, deviam fazer o registro dos acontecimentos em um caderninho com desenhos e escrita auxiliada pela família, posteriormente relatando em sala de aula a atividade realizada. A partir desde estudo podemos perceber que este ursinho teve grande importância no desenvolvimento de habilidades iniciais de alfabetização para os alunos, já que proporcionou a desinibição destes na hora de relatar, a responsabilidade de cuidar de um elemento comum a sua vida, mas desta vez da sua escola, que foi para a casa sob sua própria responsabilidade. E o mais importante: o despertar pelo interesse em escrever sozinho o relato das suas brincadeiras com o ursinho. A partir destes resultados podemos concluir que a utilização de atividades lúdicas que proporcionem ao aluno o contato com práticas de letramento e alfabetização faz com que o processo seja ainda mais significativo, efetivo, facilitado seu desenvolvimento nos próximos anos de efetiva alfabetização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância do lúdico nas práticas de letramento e alfabetização na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823659pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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