Histórias de vida nos caminhos do PEAD
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Ivete Adelina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-25T01:24:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39558 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, de Conclusão de Curso deseja descrever e refletir sobre um caminho escolar desde a infância até chegar a ser uma aluna do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Igualmente buscando relatar as aprendizagens adquiridas sobre as práticas vivenciadas no curso e aplicadas em sala de aula. Revivendo meu percurso e registrando as lembranças, acredito com isso estar contribuindo para uma reflexão importante, pela possibilidade de oferecermos sentido à nossa trajetória e projetarmos uma direção ao que ainda pretendemos construir como aluna e professora. Do mesmo modo o descobrimento da arte do conhecimento, na construção do respeito diante às diversidades de opiniões entre todos os envolvidos no curso, bem como as consequentes mudanças na vida pessoal e profissional de educadora. Ao mesmo tempo, o trabalho apresenta relatos de desafios enfrentados durante a caminhada como aluna e mestre, descrevendo, igualmente, o impacto na aquisição diante das aprendizagens adquiridas no PEAD. Além disso, foram coletados vários depoimentos de colegas educadoras do curso que relataram suas experiências de ensino/aprendizagem durante o curso universitário, oferecendo uma contribuição de reflexão teórica com abordagens muito importantes, aprofundando os conhecimentos sobre as diferentes formas de aplicar a teoria em suas salas de aulas. O Trabalho de Conclusão de Curso usa como referencial teórico, pensamentos de Paulo Freire, que nos faz refletir em determinadas ideias Freireanas a partir de um olhar coletivo, no qual foram acrescentados conhecimentos educacionais construídos ao longo do caminho profissional como docente em constante aprendizagem, a fim de enriquecer nosso refletir em educação. Sem dúvida, a proposta é bastante ambiciosa e não pode se esgotar em si mesma. Ao concluir este trabalho e observar ao redor para ver a nossa participação em todos os acontecimentos até o momento presente e, em nome de uma escola de qualidade que almejamos, percebo que a curiosidade do querer descobrir cada vez mais algo novo que, de alguma forma, contribua para nossos anseios, é fundamental e que vale a pena lutar. Da mesma forma este trabalho traz a oportunidade de iniciar uma reflexão sobre o “Ser Professor” e o resgate do valor individual e coletivo da responsabilidade de cada um. Atuar sem receio e norteados com os valores positivos do ser humano é ter nas mãos a responsabilidade da construção de um mundo melhor. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Trajetoria escolar | pt_BR |
dc.subject | História de vida | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida nos caminhos do PEAD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000823641 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License