Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBombassaro, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Sueli Teresinha dapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:23:59Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39556pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão apresenta algumas considerações sobre a experiência de estágio e a possibilidade de trabalhar com alunos de 5º ano em uma escola pública, pela primeira vez, realizando Projeto de Aprendizagem, tendo como pesquisa o desenvolvimento da autonomia dos alunos em sala de aula, através de Projeto de Aprendizagem, juntamente com o prazer de aprender o que realmente lhe interessa. Buscando questões relevantes, resolvendo conflitos durante as atividades em grupo, decidindo como o trabalho será realizado e modificando-o sempre que necessário, percebi nos ricos momentos de observação, enquanto os alunos desenvolviam a temática, a forma autônoma e criativa de encontrar soluções e possibilidades para os desafios encontrados, bem como a participação e colaboração ativa dos educandos durante todo o processo do Projeto. Dessa forma, objetiva-se refletir sobre as necessidades mais urgentes no sentido de visar uma educação que contemple o ser humano na sua totalidade, considerando, de forma mais intensa, sua autonomia no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de seres humanos cooperativos, críticos, solidários e preocupados com a construção de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents some considerations about experience in school training and the possibility of working with fifth-grade students of a public school carrying out a Project based-Learning for the first time, and whose research focus the development of the autonomy of these students in class, through the Project based-Learning together the enjoyment of learning which really interest to them. In search of relevant issues, in the resolution of conflicts during the activities in groups, in the decision about how the work will be carry out, and the changes that might be necessary, I realized, in the great moments of the observation while the students were developing the main theme, the autonomous and creative form of finding solutions and possibilities to the faced challenges, as well as the active participation and collaboration of the students throughout the process of the Project. Then, this work aims to reflect about the most urgent necessities in order to have an education that considers the human being in its totality, regarding, in a more intense way, its autonomy in the school environment, where there is the opportunity to develop human beings more cooperative, critical, supportive and worried about the building of a better world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProject based-learningen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectDevelopment of the autonomyen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectFifth-grade studentsen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleProjetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825468pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples