Recreio, que espaço é esse?
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Prates, Vera Terezinha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-25T01:23:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39553 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma intervenção no recreio escolar. Após observar que durante o intervalo os alunos tinham muitas atitudes agressivas, voltavam para a sala de aula machucados e muito agitados, passei a questionar sobre esse espaço reservado para recrear. Será que o recreio escolar como está acontecendo, está contribuindo para a aprendizagem das crianças? Como este espaço é organizado? A escola tem projeto para o recreio? Como a escola percebe o recreio e qual o valor que ele tem no contexto escolar? Partindo destes pressupostos e acreditando que o brincar tem papel importantíssimo na vida da criança, por ter influência no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, pois oferece oportunidades de conviver em harmonia com as diferenças é que foi desenvolvido este projeto de recreio. Busquei alternativas para proporcionar, durante o recreio, atividades desafiadoras e interessantes, que desenvolvam a criatividade, a socialização, a afetividade e a conscientização ambiental. Pesquisei em obras pedagógicas referências teóricas sobre alguns conceitos como: espaço escolar, recreio, ludicidade, afetividade, socialização e suas influências na formação do educando. Após o desenvolvimento do projeto também foi realizada uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário para obter informações do que mudou do recreio. Como está o recreio após o projeto e quais sugestões para que ele fique melhor. Por meio da pesquisa realizada foi constatado que a ludicidade tem um papel fundamental para desenvolvimento de habilidades, uma vez que as falas das crianças deixaram claro que as brincadeiras e jogos foram importantes, pois tornaram o momento de intervalo mais alegre, democrático e participativo. Os brinquedos construídos pelos alunos foram todos utilizados, diminuindo o nível de agressões durante o intervalo. As relações de amizade foram construídas com base no respeito mútuo e no diálogo. Diante dos resultados obtidos através da pesquisa, percebe-se a importância de um planejamento para esse momento de intervalo até então esquecido do contexto escolar. Motivados por essa comprovação, os educadores têm a expectativa de que a partir de então, a escola tenha um novo olhar para o recreio e que perceba a importância de haja um projeto específico para este espaço que venha atender as necessidades dos educando. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Recreio | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Recreio, que espaço é esse? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825119 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)