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dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorPrates, Vera Terezinhapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:23:57Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39553pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma intervenção no recreio escolar. Após observar que durante o intervalo os alunos tinham muitas atitudes agressivas, voltavam para a sala de aula machucados e muito agitados, passei a questionar sobre esse espaço reservado para recrear. Será que o recreio escolar como está acontecendo, está contribuindo para a aprendizagem das crianças? Como este espaço é organizado? A escola tem projeto para o recreio? Como a escola percebe o recreio e qual o valor que ele tem no contexto escolar? Partindo destes pressupostos e acreditando que o brincar tem papel importantíssimo na vida da criança, por ter influência no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, pois oferece oportunidades de conviver em harmonia com as diferenças é que foi desenvolvido este projeto de recreio. Busquei alternativas para proporcionar, durante o recreio, atividades desafiadoras e interessantes, que desenvolvam a criatividade, a socialização, a afetividade e a conscientização ambiental. Pesquisei em obras pedagógicas referências teóricas sobre alguns conceitos como: espaço escolar, recreio, ludicidade, afetividade, socialização e suas influências na formação do educando. Após o desenvolvimento do projeto também foi realizada uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário para obter informações do que mudou do recreio. Como está o recreio após o projeto e quais sugestões para que ele fique melhor. Por meio da pesquisa realizada foi constatado que a ludicidade tem um papel fundamental para desenvolvimento de habilidades, uma vez que as falas das crianças deixaram claro que as brincadeiras e jogos foram importantes, pois tornaram o momento de intervalo mais alegre, democrático e participativo. Os brinquedos construídos pelos alunos foram todos utilizados, diminuindo o nível de agressões durante o intervalo. As relações de amizade foram construídas com base no respeito mútuo e no diálogo. Diante dos resultados obtidos através da pesquisa, percebe-se a importância de um planejamento para esse momento de intervalo até então esquecido do contexto escolar. Motivados por essa comprovação, os educadores têm a expectativa de que a partir de então, a escola tenha um novo olhar para o recreio e que perceba a importância de haja um projeto específico para este espaço que venha atender as necessidades dos educando.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecreiopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleRecreio, que espaço é esse?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825119pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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