A construção dos limites das crianças com necessidades educacionais especiais
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho relata uma pesquisa realizada a partir do estágio supervisionado desenvolvido durante o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. O estudo teve por finalidade analisar a importância da construção de limites e regras sociais para as crianças, em especial os alunos com necessidades educacionais especiais, bem como analisar de que maneira ocorre o processo dessa construção e suas implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem desses alunos. Os sujeitos de pesquisa se ...
O presente trabalho relata uma pesquisa realizada a partir do estágio supervisionado desenvolvido durante o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. O estudo teve por finalidade analisar a importância da construção de limites e regras sociais para as crianças, em especial os alunos com necessidades educacionais especiais, bem como analisar de que maneira ocorre o processo dessa construção e suas implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem desses alunos. Os sujeitos de pesquisa se constituíram nos alunos de uma turma de crianças que apresentam necessidades educacionais especiais. O espaço da pesquisa foi uma Escola Especial situada no município de Gravataí - RS. O estudo se configurou em uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos instrumentos utilizados foram: a observação participante, a análise de documentos referentes ao estágio e aos dados sobre os alunos, e o diário de campo contendo os pontos principais que observei nesse período. A partir desses instrumentos, procurou-se refletir e analisar sobre situações vivenciadas em sala de aula, em que determinados alunos apresentavam dificuldades em respeitar normas e regras de boa convivência, demonstrando falta de limites. Consequentemente, tais comportamentos terminavam por interferir tanto em seus processos de aprendizagem, quanto no seu convívio social e familiar. O trabalho foi embasado nos estudos de Jean Piaget, a respeito do desenvolvimento moral da criança e dos estágios de desenvolvimento, e alguns pressupostos de Lev Vygotsky, como zona de desenvolvimento proximal e o papel de mediador do professor. Além destes, foram utilizadas as referências de estudiosos como La Taille, Buscaglia, Pedroso, Outeiral e Glat, dentre outros, que auxiliaram no entendimento, questionamento e reflexão acerca da importância e necessidade dos limites para o desenvolvimento das crianças. Observou-se, contudo, que existem poucos trabalhos acerca do tema estudado no que tange à criança com necessidades educacionais especiais, especialmente a que apresenta deficiência intelectual, cuja limitação na área cognitiva torna-se um fator que complexifica ainda mais o processo de construção de limites e regras. É de consenso entre todos os teóricos que o estabelecimento de limites inicialmente é constituído no meio familiar, tendo os pais como os primeiros educadores. Em seguida, essa construção tem sequência na escola, a partir do momento em que a criança começa a constituir novos grupos de convivência social. Nesse ponto, o papel do professor é fundamental, trabalhando em várias frentes: primeiramente, procurando conhecer verdadeiramente seu aluno e não criando expectativas sobre seu desempenho; procurando estudar sobre desenvolvimento infantil e sobre pessoas com deficiência, suas características, necessidades e potencialidades; no ambiente de sala de aula, aproveitar todas as situações que surgem para levar o aluno a refletir sobre sua conduta, das consequências de seus atos para a qualidade de suas interações e aceitação das pessoas, lembrando-o do que pode e o que não pode fazer, segundo as regras sociais. Além disso, é recomendável trabalhar pela via da ludicidade, como também proporcionar atividades em parceria entre os alunos, estimulando a boa convivência, mas ao mesmo tempo, a autonomia de cada um. É imprescindível, ainda, que nesta caminhada, a escola consiga estabelecer parcerias com as famílias, oportunizando encontros, palestras, propiciando maiores esclarecimentos junto a essas famílias quanto às possibilidades, necessidades e habilidades desses alunos. Desse modo, certamente os resultados serão melhores para todos os envolvidos neste processo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36982)Tesinas Pedagogía (1396)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License