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dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorTitoni, Cátia Cilene da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:23:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39540pt_BR
dc.description.abstractO objeto de estudo deste TCC é a busca de uma prática docente que vise auxiliar o trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem, sugerindo atividades que poderão ser desenvolvidas com crianças, bem como esclarecimentos aos professores sobre a dislexia, suas causas, diagnóstico, avaliação e tratamento. Tem como principais objetivos tornar conhecido entre nós educadores o que realmente é dislexia, proporcionando igualdade, a partir de técnicas e métodos, durante o processo de aprendizagem, no ambiente escolar. A dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizada por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. È um funcionamento inadequado do lobo temporal, responsável pela linguagem lida e escrita. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas tendo como principal função processar os estímulos auditivos, reconhecimento, identificação e nomeação de objetos. É muito difícil seu entendimento, por isso muitas vezes é mal interpretada por profissionais da educação, como por parte da própria famíla que são leigos no assunto, tornando mais difícil o diagnóstico da dislexia. Por isso é muito importante uma grande atenção por parte dos professores para que este diagnóstico não se torne muito tardio, prejudicando ainda mais o aluno. Também faz-se necessário que as equipes multidisciplinares compostas por psicopedagogos, médicos, psicólogos, profissionais da educação, bem como os próprios pais envolvidos, favoreçam para o desempenho deste aluno na escola, podendo o mesmo usufruir de sua cidadania. É direito de todos os cidadãos brasileiros a educação, sendo a inclusão escolar. Para elaboração deste TCC foram pesquisadas bibliografias diversas e analisados vários autores, publicações, site, revistas, que muito contribuíram para o entendimento da dislexia. Tendo como metodologia o estudo de caso, onde o mesmo favorece a compreensão do assunto em estudo de forma objetiva, prática e eficaz, onde é através de observações e práticas diárias que podemos ter resultados sobre o assunto em estudo. Por ser a dislexia um distúrbio de aprendizagem presente nas escolas e pouco conhecido entre os professores, espera-se que esse estudo contribua para auxiliar a prática educativa, colaborando assim, no processo de inclusão deste aluno no ambiente escolar, especialmente nas séries iniciais. Segundo Frank: “A leitura para a criança com dislexia não é divertida como para tantos jovens leitores”. Analisando a frase, vemos que é de suma importância à sensibilidade que o educador deve ter para com este aluno, para que não o torne cada vez mais rotulado pela sua dificuldade de leitura, mas que através de seu conhecimento possa oferecer ao mesmo as melhores formas de realizar suas tarefas cotidianas, bem como sua integração com os colegas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDistúrbio da linguagempt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleDislexia na educação escolar : técnicas e metodologias para trabalhar com o aluno disléxicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823342pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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