Metodologia para medição de desgaste de pastilhas de freio com utilização de scanner tridimensional a laser
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Methodology for measuring the wear of brake pads by using a three-dimensional laser scanner
Assunto
Resumo
O presente trabalho trata do estudo e aprimoramento de técnicas que auxiliem na medição e entendimento do desgaste proveniente da fricção em pastilhas de freio automotivas. O desgaste pode ser medido através da avaliação da perda de massa ou de espessura das mesmas. O objetivo é analisar a viabilidade de empregar uma metodologia de medição de desgaste de pastilhas utilizando como ferramenta a digitalização tridimensional a laser. Para tal, foram empregados corpos de prova que passaram por ensai ...
O presente trabalho trata do estudo e aprimoramento de técnicas que auxiliem na medição e entendimento do desgaste proveniente da fricção em pastilhas de freio automotivas. O desgaste pode ser medido através da avaliação da perda de massa ou de espessura das mesmas. O objetivo é analisar a viabilidade de empregar uma metodologia de medição de desgaste de pastilhas utilizando como ferramenta a digitalização tridimensional a laser. Para tal, foram empregados corpos de prova que passaram por ensaios de frenagem realizados em um tribômetro e cujo desgaste foi avaliado pela técnica. Os resultados obtidos foram comparados aos obtidos através dos métodos da redução de massa e da medição 3D por apalpamento, o que validou a técnica como ferramenta viável para o propósito, já que apresentou resultados coerentes com os demais métodos além de proporcionar a vantagem de visualizar o perfil de desgaste e quaisquer outras imperfeições decorrentes do ensaio. ...
Abstract
The present work is about the study and improvement of techniques to assist in the measurement and increased knowledge about the wear originated in the friction of automotive brake pads. The wear can be measured by evaluating the mass loss or thickness measurement. The objective here is to analyze the feasibility of employing a brake pad wear measurement method by using three-dimensional laser scanning as a tool. For that, probes were employed which were submitted to braking tests performed in ...
The present work is about the study and improvement of techniques to assist in the measurement and increased knowledge about the wear originated in the friction of automotive brake pads. The wear can be measured by evaluating the mass loss or thickness measurement. The objective here is to analyze the feasibility of employing a brake pad wear measurement method by using three-dimensional laser scanning as a tool. For that, probes were employed which were submitted to braking tests performed in a tribometer, the wear of which was evaluated with the aforementioned technique. The results obtained were put in contrast with those of mass loss and 3D probing measurement methods, which validated the technique as a viable tool for this purpose, since the results presented are consistent with those of the other methods besides having added the advantage of viewing the profile of wear and any other imperfections resulting from the test. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License