Resíduos de construção civil: aproveitamento como base e sub-base na pavimentação de vias urbanas
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2011Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A experiência internacional com relação a temas diretamente ligados à preservação do meio ambiente e a diminuição gradativa dos recursos naturais impulsionaram a recuperação de materiais que, de certa forma, estavam sendo descartados, muitos indevidamente. A separação dos materiais provenientes da indústria da construção civil e demolição tem grande influência em favorecer o reaproveitamento destes resíduos. Uma das formas para aproveitamento dos resíduos de construção e demolição (RCD) consist ...
A experiência internacional com relação a temas diretamente ligados à preservação do meio ambiente e a diminuição gradativa dos recursos naturais impulsionaram a recuperação de materiais que, de certa forma, estavam sendo descartados, muitos indevidamente. A separação dos materiais provenientes da indústria da construção civil e demolição tem grande influência em favorecer o reaproveitamento destes resíduos. Uma das formas para aproveitamento dos resíduos de construção e demolição (RCD) consiste na substituição, em pavimentação de vias urbanas, das camadas de materiais naturais, como a brita graduada, por RCD devidamente classificado. Para este processo de substituição das camadas ter validade e viabilidade, torna-se indispensável a avaliação estrutural dos pavimentos construídos, através de levantamento de medidas defletométricas com a viga Benkelman. A aferição deste equipamento e o procedimento correto do método de ensaio são de fundamental importância para a coleta com precisão adequada das deflexões nos pavimentos. Assim, foi avaliada uma pista experimental de testes de carga, composta por pavimentos de diferentes espessuras, utilizando-se resíduos da construção civil. A primeira etapa composta por uma camada contendo 70 cm de blocos de concreto, seguida por 45 cm de RCD de diâmetro máximo 5 cm e 20 cm de brita graduada. A segunda etapa, composta por 70 cm de blocos, seguida por 55 cm de RCD e 10 cm de brita graduada. Por fim, a terceira etapa, composta por 70 cm de blocos e 65 cm de RCD, não contendo camada de brita graduada. A análise mecanística das estruturas propostas se deu através da aplicação do programa computacional EVERSTRESS 5.0, onde obteve-se os resultados para cada uma das etapas da pista experimental. Os resultados obtidos mostraram que a primeira etapa apresentou valores superiores às demais, suportando um tráfego N da ordem de 1x106. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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