Estudo da influência da geometria de coletores de escape sobre a potência de um motor dois tempos

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2011Author
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Study about de influence of expansion chambers geometry in the power of a two stroke engine
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Motores de ciclo dois tempos são largamente utilizados em competições, sendo que os mesmos são convertidos de veículos de passeio para de alta performance. Esta preparação tem como um dos seus principais focos o dimensionamento do coletor de escape, e é procedida sem uma documentação de referência para auxiliar na seleção. Com esta demanda foram parametrizados dois coletores de escape para o motor da motocicleta RD de 135 cilindradas e obtidas as curvas de torque e de potência. Pelos testes exp ...
Motores de ciclo dois tempos são largamente utilizados em competições, sendo que os mesmos são convertidos de veículos de passeio para de alta performance. Esta preparação tem como um dos seus principais focos o dimensionamento do coletor de escape, e é procedida sem uma documentação de referência para auxiliar na seleção. Com esta demanda foram parametrizados dois coletores de escape para o motor da motocicleta RD de 135 cilindradas e obtidas as curvas de torque e de potência. Pelos testes experimentais em dinamômetro e simulações computacionais, foi possível verificar o comportamento das ondas de pressão nos coletores, entender suas influências e obter dados que indiquem qual a melhor geometria de coletor para a solicitação a que o motor será exposto. ...
Abstract
Two stroke engines are widely used in races, being that they are converted from personal vehicles to high performance. This engine preparation is commonly focused o the expansion chamber sizing, but it is conducted without any technical documentation to guide the preparation team. With this demand, were parameterized two RD 135 exhaust chambers and obtained power and torque curves. Was possible to verify the behavior of the pressure waves in the pipes with experimental tests in a dynamometer an ...
Two stroke engines are widely used in races, being that they are converted from personal vehicles to high performance. This engine preparation is commonly focused o the expansion chamber sizing, but it is conducted without any technical documentation to guide the preparation team. With this demand, were parameterized two RD 135 exhaust chambers and obtained power and torque curves. Was possible to verify the behavior of the pressure waves in the pipes with experimental tests in a dynamometer and software simulation, and to understand the influences of pipe geometries. With the database obtained, was possible do conclude which geometry are indicated to different engine operation. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
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