Educação em saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupo
Visualizar/abrir
Data
2005Tipo
Outro título
Health education : dietary guidance through group activities
Educación en salud : la orientación alimentar a través de actividades de grupo
Assunto
Resumo
Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades o ...
Trata-se de um projeto assistencial que visou à implantação de um grupo com enfoque na re-educação alimentar e na qualidade de vida no âmbito de um Programa de Saúde da Família de Porto Alegre. O objetivo dessa proposta foi a introdução de práticas de grupo orientadas para a educação-prevenção de danos à saúde, centradas no componente alimentar, através de dinâmicas de grupo. As atividades de grupo foram descritas em diário de campo o que possibilitou contemplar não somente as especificidades objetivas dessas ações, mas também o caráter reflexivo das dinâmicas e dos depoimentos colhidos. Portanto, pôde-se visualizar a assistência sob o foco educativo, apoiando-se em elementos como a promoção das relações interpessoais que convergem para o estabelecimento de confiança e autodeterminação. Dessa forma, investiu-se na criação de um ambiente favorável para a revisão de comportamentos e condicionamentos decorrentes dos mesmos. ...
Abstract
This is an assistance project for the implementation of a group focusing dietary reeducation and life quality within ‘Programa de Saúde da Família de Porto Alegre’, a family health program. The objective of this proposal was the introduction of group practices to both educate on and prevent health disorders associated with feeding through group dynamics. Group activities have been described in a field diary. This enabled the research team to contemplate not only the particular specifics of acti ...
This is an assistance project for the implementation of a group focusing dietary reeducation and life quality within ‘Programa de Saúde da Família de Porto Alegre’, a family health program. The objective of this proposal was the introduction of group practices to both educate on and prevent health disorders associated with feeding through group dynamics. Group activities have been described in a field diary. This enabled the research team to contemplate not only the particular specifics of actions but also the reflective character triggered by the dynamics and reports collected. Therefore, assistance could be viewed under an educational focus, relying on elements such as the promotion of interpersonal relationships which converge to the establishment of trust and self-determination. In this way, there was an investment in the development of a favorable environment for the revision of behaviors and conditionings. ...
Resumen
Se trata de un proyecto asistencial que visó a la implantación de un grupo con enfoque en la reeducación alimentar y en la cualidad de vida en el ámbito de un Programa de Salud da Familia de Porto Alegre. El objetivo de esa propuesta fue la introducción de prácticas de grupo orientadas para la educación-prevención de daños a la salud, centradas en el componente alimentar, a través de dinámicas de grupo. Las actividades de grupo fueron descritas en diario de campo lo que posibilitó contemplar no ...
Se trata de un proyecto asistencial que visó a la implantación de un grupo con enfoque en la reeducación alimentar y en la cualidad de vida en el ámbito de un Programa de Salud da Familia de Porto Alegre. El objetivo de esa propuesta fue la introducción de prácticas de grupo orientadas para la educación-prevención de daños a la salud, centradas en el componente alimentar, a través de dinámicas de grupo. Las actividades de grupo fueron descritas en diario de campo lo que posibilitó contemplar no solamente las especificidades objetivas de esas acciones, sino el carácter reflexivo de las dinámicas y testigos recogidos. Por lo tanto, se puede visualizar la asistencia bajo el foco educativo, apoyándose en elementos como la promoción de las relaciones interpersonales que convergen para el establecimiento de confianza y autodeterminación. De esa forma, se invistió en la creación de un ambiente favorable para la revisión de comportamientos y condicionamientos decurrentes de los mismos. ...
Contido em
Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo. Vol. 18, n. 4 (out./dez. 2005), p. 439-445
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License