Demandas fonoaudiológicas nas séries iniciais
dc.contributor.advisor | França, Marcio Pezzini | pt_BR |
dc.contributor.author | Bandeira, Naiane Montenegro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-24T01:24:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37929 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: descrever a frequência dos eventos fonoaudiológicos numa população de estudantes das séries iniciais, encaminhados para avaliação fonoaudiológica escolar pelos seus professores regentes, após capacitação realizada. Métodos: Foram utilizados os prontuários de escolares matriculados do 1º ao 5º ano de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, encaminhados no 1º semestre/2010. A amostra constituiu-se de 28 prontuários com dados relativos ao desenvolvimento da linguagem oral, motricidade orofacial, leitura e escrita. Resultados: Os dados apontam alta frequência nas variáveis vedamento labial (46,4%) e desvio fonético (42,9%). Conclusão: Foi possível descrever os eventos fonoaudiológicos na população estudada e destaca-se o importante papel que o fonoaudiólogo escolar realiza no assessoramento da equipe de orientação escolar, além do acompanhamento que permite minimizar dificuldades de aprendizagem e comunicação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Purpose: to describe the frequency of phono-audiological events in a population of elementary school pupils, attending the initial series. These children had been referred for phono-audiological evaluation by their classroom teachers, after their capacitation was accomplished. Methods: we reviewed the records from students enrolled in a public school (1st to 5th grade); they were sent to us during the 1st semester of 2010. The sample was assembled from 28 records which included data on development of oral language, oro-facial motricity, reading and writing abilities. Results: the figures show a high frequency of two variables: lip closure (46.4%) and phonetic deviation (42.9%). Conclusion: It was possible to describe the events in the population studied speech therapy; a resident phonoaudiologist (speech and hearing therapist) provides important counseling for the educational and vocational guidance unit; the therapist also undertakes follow-up activities to assist in the reduction of learning and communication disturbances. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Phonoaudiology | en |
dc.subject | Linguagem infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Criancas : Escola | pt_BR |
dc.title | Demandas fonoaudiológicas nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000823914 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase em Infância | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Ciências Humanas (1951)