Projetos de aprendizagem : uma nova concepção do conceito de projeto
dc.contributor.advisor | Carvalho, Marie Jane Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Model, Débora Scheffer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-23T01:20:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37818 | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática de projetos, apesar de ser comum nos ambientes escolares, apresenta uma organização e resultados pouco discutidos e refletidos. “Projeto: um conceito singular?” é uma inquietação que surge a partir da prática de Projetos de Aprendizagem comparada a outras práticas de projetos já vivenciadas. Para tanto, apresenta-se as metodologias nas quais são estruturados e aplicados no ambiente escolar, principalmente os Projetos de Trabalho e os Projetos de Aprendizagem, destacando as peculiaridades de cada proposta. Comparando-os, procura mostrar as divergências entre a teoria apresentada e a prática vivenciada. Numa realidade escolar com poucos recursos didáticos e tecnológicos disponíveis e que é estruturada mediante conteúdos e projetos pré-estabelecidos, vivencia-se uma nova experiência em sala de aula, baseada na arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem. A pesquisa participante foi o procedimento de análise desta nova experiência, por meio da qual faz-se possível observar as características particulares desta metodologia. Os dados levantados estabelecem relações entre a proposta de trabalho a partir de projetos, abordada por Fernando Hernández e Léa Fagundes, apresenta similaridades e especifica as peculiaridades dos Projetos de Aprendizagem. Nos Projetos de Trabalho, o professor define o que os alunos podem aprender com os projetos, cujos temas, mesmo que partam de interesses dos alunos, são estruturados, sobretudo, na área das Ciências Naturais e Sociais. Por sua vez, a prática de projetos baseada em uma arquitetura pedagógica proporciona uma experiência em sala de aula, fundada no intuito de constituir uma relação precisa entre escola e interesses dos alunos. Os Projetos de Aprendizagem, ao apresentar singularidades em sua organização, estrutura e prática, estabelecem uma nova definição acerca do conceito de projeto, baseada na concepção de que a aprendizagem é uma construção autônoma. Uma metodologia organizada a partir dos interesses reais dos sujeitos de aprendizagem, que faz uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como meio de socialização e construção do conhecimento. Metodologias diferentes podem apresentar na teoria aspectos comuns, mas a experiência mostra que a forma como são vivenciadas e planejadas as classifica como plurais em estrutura, aplicação e resultados. Os Projetos de Aprendizagem são considerados diferentes em estrutura, por abranger interesses dos alunos e propor a aprendizagem autônoma. Sua aplicação reestrutura a organização do currículo escolar, onde os conteúdos se adaptam ao projeto e, logo, às necessidades dos alunos. Os resultados consistem na prova de que a metodologia experimentada é tão clara e objetiva quanto à teoria que a apresenta. Consiste principalmente em oportunizar a todos os sujeitos de aprendizagem, aprender a aprender por toda a vida, num processo de descobertas capaz de transformar crianças em pesquisadores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Projetos de aprendizagem : uma nova concepção do conceito de projeto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Machado, Juliana Brandão | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000821722 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Três Cachoeiras, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1370)