Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorVargas, Catiane Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-22T01:20:55Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37732pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender a existência da aprendizagem na brincadeira livre. Nesse sentido, a pesquisa tem o embasamento teórico fundamentado nas idéias dos autores Tânia fortuna, Kishimoto, Gioca, Moyles e colaboradores. Da mesma forma, apresenta a análise da experiência adquirida com os alunos do pré – escolar (5 anos) no estágio curricular, avaliando como a aprendizagem das crianças ocorre mediante a atividade livre. Como todos os níveis de educação, a Educação Infantil tem como propósito a promoção da construção do conhecimento, oportunizando o desenvolvimento da criança. A brincadeira nessa etapa é um método eficaz já que, através dela, a criança demonstra seus anseios, medos, espontaneidade, imita o que vivencia na realidade e explora sua fantasia. Nesse processo de desenvolvimento da criança através do brincar, o educador possui o papel fundamental de orientar a brincadeira, com o cuidado de não desmotivá-la, valorizando sua espontaneidade. Para isso, faz-se necessário que o professor conheça seus alunos, adequando seu apoio ao nível de desenvolvimento deles. O educador deve então disponibilizar diferentes materiais que estimulem a criança a brincar, colocando assim o pensamento dela em ação, tornando-a sujeito ativo no próprio processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectOrientaçãopt_BR
dc.titleBrincadeira livre e aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821740pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples