Projeto de aprendizagem e sua influência na construção do conhecimento
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os projetos de aprendizagem e sua influência na construção do conhecimento na criança é o tema do presente Trabalho de Conclusão de Curso, resultante do processo de desenvolvimento realizado durante o período de estágio curricular supervisionado em uma escola municipal na localidade de Três Cachoeiras, em um turma de alunos na faixa etária de 7 a 9 anos, no período de maio a junho, no ano de 2010. O objetivo principal deste texto é analisar o processo de pesquisa dos alunos, como construtores d ...
Os projetos de aprendizagem e sua influência na construção do conhecimento na criança é o tema do presente Trabalho de Conclusão de Curso, resultante do processo de desenvolvimento realizado durante o período de estágio curricular supervisionado em uma escola municipal na localidade de Três Cachoeiras, em um turma de alunos na faixa etária de 7 a 9 anos, no período de maio a junho, no ano de 2010. O objetivo principal deste texto é analisar o processo de pesquisa dos alunos, como construtores de suas aprendizagens, evidenciando suas posturas enquanto pesquisadores autônomos, ampliando assim a interação e a cooperação durante a elaboração da pesquisa realizada no LABIN da escola. O Projeto de Aprendizagem de acordo com Silva (1997) busca a ação/reflexão no processo de aprendizagem do aluno, frente à valorização dos conhecimentos prévios. A proposta de ensino baseada em Projetos de Aprendizagem segundo Silva (1997) é fundamentada na teoria de Piaget, por conceber uma estratégia pedagógica inovadora, que conduz a uma aprendizagem contextualizada, onde o aluno aprende a aprender, constrói seus próprios conhecimentos. A partir da análise das observações relacionadas ao estudo teórico concluiu-se que o acompanhamento e a mediação do professor são os principais requisitos para a influência que o Projeto de Aprendizagem exerce para a construção do conhecimento, nas aprendizagens significativas na escola. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License