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dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Andréa Kerschnerpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37683pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata minha experiência com a matemática, traz um pouco de minha trajetória como aluna, minhas descobertas como professora. Na pesquisa procuro relatar os motivos ou o motivo que leva a matemática a ser considerada uma das disciplinas mais temida e odiada pelos alunos, que mesmo com todo o avanço da tecnologia e os inúmeros recursos disponíveis ainda apresentam grande aversão a matemática. No trabalho descrevi minha vida escolar, os momentos inesquecíveis, a grande dificuldade com os números. Mostro a maneira como aprendi o conceito de número e o que isto resultou para minha aprendizagem. Demonstro, através das inúmeras leituras baseadas em Jean Piaget, Kátia Smole e Constance Kami, como ocorre a aquisição do conceito de número. Penso que através desta pesquisa muitos professores poderão acrescentar aos seus conhecimentos tal pesquisa, facilitando o trabalho em sala de aula e melhorando os resultados na aprendizagem de seus alunos, priorizando a fase da educação infantil, pois é nela que ocorre a aquisição deste importante conceito matemático. Neste trabalho escrevo o projeto que realizei em meu estágio, as atividades que propus a turma de crianças de cinco e seis anos e os resultados que tal projeto proporcionou. Vejo esta pesquisa como um trabalho já visto na teoria, muito comentado e descrito por grandes autores e pensadores da educação, mas este assunto requer certa desacomodação por parte daquele que se propõe a ensinar e isto, sabemos, é algo espontâneo, por isso ainda a matemática traz seus pavores. Quero provocar de forma sadia levando muitos a refletirem sua posição enquanto professores levá-los a saírem da acomodação, da tese que o aluno não aprende porque possuem inúmeros fatores sociais e familiares que o levam a perderem o interesse pela disciplina que não possui atrativos nenhum, transformar isto em questionamentos a cerca do novo, mostrar que através do lúdico, do simples, daquilo que está ao alcance de todos, basta ter boa vontade de incentivar o aluno a descobrir seu potencial.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleA construção do conceito de número através da ludicidade na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000822614pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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