A Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Rosimeri Hertzog | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-21T01:21:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37669 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia busca evidenciar a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação, especificamente o uso do computador e da internet na educação, onde o trabalho em rede apresenta-se como espaço de interação, diálogo e aprendizagens múltiplas, pois o ciberespaço proporciona a construção do conhecimento além dos muros escolares. A partir da problematização “O uso da internet como rede de relacionamentos e espaços de dialogicidade para séries iniciais”, meu principal objetivo é contribuir para a formação de sujeitos críticos, reflexivos, dialógicos, capaz de exercer sua autonomia, tornando-se protagonista de sua história mediante a reflexão que faz de si e do outro. A oportunidade de ser autor e co-autor pela interação estabelecida no ciberespaço traz à tona novas reflexões a cerca de nossas concepções e conseqüentemente uma nova forma de construirmos o conhecimento individual e coletivo. Assim, para validar a presente pesquisa, busquei embasamento na teoria construtivista defendida por Freire (1996), Magdalena e Costa (2003), Ramal (2009), Soares (2002), entre outros, que acreditam como eu na potencialidade diversificada de saberes oferecida no ciberespaço, onde professor e aluno são constantes aprendizes tecnológicos, ideológicos e dialógicos, capazes de construir e reconstruir saberes significativos na reciprocidade. Esta concepção, também está embasada nas aprendizagens construídas ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS, na relação com colegas, tutores e professores, bem como na minha pequena experiência docente e na prática do estágio curricular, onde a metodologia desenvolvida seguiu a visão construtivista na forma de ensinar e aprender, utilizando o computador e a internet como ferramenta pedagógica para contribuir na aprendizagem significativa dos alunos, os quais demonstraram um posicionamento mais crítico, reflexivo e autônomo, a partir das atividades desenvolvidas fazendo uso das comunidades virtuais, como o Blog de aprendizagens coletivo que construímos durante esse mesmo período. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.title | A Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000821799 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Três Cachoeiras, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)