Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Rosimeri Hertzogpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:03Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37669pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia busca evidenciar a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação, especificamente o uso do computador e da internet na educação, onde o trabalho em rede apresenta-se como espaço de interação, diálogo e aprendizagens múltiplas, pois o ciberespaço proporciona a construção do conhecimento além dos muros escolares. A partir da problematização “O uso da internet como rede de relacionamentos e espaços de dialogicidade para séries iniciais”, meu principal objetivo é contribuir para a formação de sujeitos críticos, reflexivos, dialógicos, capaz de exercer sua autonomia, tornando-se protagonista de sua história mediante a reflexão que faz de si e do outro. A oportunidade de ser autor e co-autor pela interação estabelecida no ciberespaço traz à tona novas reflexões a cerca de nossas concepções e conseqüentemente uma nova forma de construirmos o conhecimento individual e coletivo. Assim, para validar a presente pesquisa, busquei embasamento na teoria construtivista defendida por Freire (1996), Magdalena e Costa (2003), Ramal (2009), Soares (2002), entre outros, que acreditam como eu na potencialidade diversificada de saberes oferecida no ciberespaço, onde professor e aluno são constantes aprendizes tecnológicos, ideológicos e dialógicos, capazes de construir e reconstruir saberes significativos na reciprocidade. Esta concepção, também está embasada nas aprendizagens construídas ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS, na relação com colegas, tutores e professores, bem como na minha pequena experiência docente e na prática do estágio curricular, onde a metodologia desenvolvida seguiu a visão construtivista na forma de ensinar e aprender, utilizando o computador e a internet como ferramenta pedagógica para contribuir na aprendizagem significativa dos alunos, os quais demonstraram um posicionamento mais crítico, reflexivo e autônomo, a partir das atividades desenvolvidas fazendo uso das comunidades virtuais, como o Blog de aprendizagens coletivo que construímos durante esse mesmo período.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleA Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821799pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples