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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMengue, Cristiane Modelpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37660pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão e Graduação em Pedagogia foi desenvolvido sobre a questão da inclusão onde teve como título central "Os desafios e as possibilidades da inclusão de alunos cadeirantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Este baseia-se na inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, escola esta que atuo numa turma de terceiro ano composta de um aluno cadeirante. A questão escolhida foi bem significativa, pois trabalha um assunto muito pertinente e preocupante para todas as redes de ensino que se encontram ainda despreparadas fisicamente e pedagogicamente para trabalharem com estes alunos. Sem contar com os anseios de um professor para receber um aluno com tamanhas limitações, sejam elas físicas e/ou mentais. Esta escola é composta aproximadamente por 200 alunos, sendo estes da educação infantil, séries iniciais e ensino fundamental. Dentre estes, um aluno portador de necessidades especiais, ou seja, cadeirante. E foi a partir do convívio com este aluno que me interessei pelo assunto e passei a observar seu cotidiano, suas limitações, como também os preconceitos que enfrenta no seu dia a dia e o despreparo da escola para um melhor convívio deste com todos da instituição. Para entender melhor o processo da inclusão, procurei então pesquisar as ferramentas necessárias para que esta acontecesse como inclusão escolar e aspectos pedagógicos, integração e inclusão escolar, avaliação, aprendizagem e socialização, bem como a realização de entrevista com pais, professores, diretores e orientadores da escola para verificar se esta está preparada e organizada para atender estes alunos que passarão a freqüentá-la, e também, para saber quais foram as barreiras que os pais do aluno MVM enfrentaram ao solicitar a matrícula do mesmo nesta escola. Para fundamentar este trabalho, grandes teóricos se destacaram como Paulo Freire, Carneiro e Rosita Edler Carvalho,os quais forneceram subsídios sobre a integração e interação de alunos portadores de necessidades especiais, bem como muitas contribuições importantes para refletir sobre estes sujeitos em nossa sociedade. Através das respostas dos professores na entrevista, é possível afirmar que as resistências sobre o assunto de inclusão estão relacionadas com a sociedade na qual estão inseridos, e que também apresentam de uma forma ou de outra certa exclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Exclusão esta muitas vezes social, psicológica e cultural aprendida na família.pt_BR
dc.description.abstractThis assignment for majoring Education was developed on the issue of the inclusion and had as title "What are the challenges and possibilities of including wheelchair students in the early years of Elementary School?" and it is based on inclusion of students with special needs at the Municipal Elementary School Fernando Ferrari. The issue chosen was very significant because it works a very pertinent and troubling theme to all school systems, that are still physically and educationally unprepared to work with these students. This school has nearly 200 students, divided by early education level to elemenatry school. Among them, there is one who has special needs, using a wheelchair. And it was from socializing with this student that I became interested in this subject and I started to observe his daily live, his limitations, as well as the prejudices he faces in his daily live, and the lack of know how of the school for a better socializing with all of this institution. To better understand the process of inclusion, I tried to find the necessary tools to make this happen as school enrollment and pedagogical aspects, integration and school enrollment, assessment, learning and socialization, and also conducting research with parents, teachers, principals and supervisors of the school where I work, to see if this school is prepared and organized to serve those students who will attend this school and also to inquire what the barriers that parents of students MVM faced when applying for registration on this school. The issues brought by both theoretical and by statements of parents and teachers provided great information for analysis. To support this work, great theorists like Paulo Freire, Carneiro and Rosita Edler Carvalho, stood up providing input on the integration and interaction of students with special needs as well as many important contributions to reflect on these subjects in our society. Through the answers of teachers in the research, it is possible to affirm that such resistance on the issue of inclusion is related to the society to which they belong, that also present in one way or another to the exclusion of certain persons with disabilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial needsen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectPortador de deficiênciapt_BR
dc.subjectIntegrationen
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectSocializationen
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectAnalysis of researchen
dc.titleDesafios e possibilidades da inclusão de alunos cadeirantes nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821724pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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