A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da ...
Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da Editora Abril, em 2010. Após, são apresentados dados de circulação e perfil de público das revistas femininas da Abril ainda em circulação e com maioria de leitoras na faixa etária acima de 18 anos. A partir da construção deste panorama, baseado no método de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto a sites mantidos pela Editora Abril, são levantados fatores que contribuíram para a configuração do mercado descrito ao longo dos dois primeiros capítulos. ...
Abstract
This work studies the publishing of women’s magazines published by Editora Abril, aimed at adult audiences. Its general purpose is to show how the segmentation of women’s magazines was being outlined, focusing on the role of Abril since its inception in 1950, and also in the launching of Abril's first magazine, in 1952, called Capricho. First it’s presented the context of the emergence of women’s magazine in Brazil, since the first on record in 1827, until the recent release of Editora Abril in ...
This work studies the publishing of women’s magazines published by Editora Abril, aimed at adult audiences. Its general purpose is to show how the segmentation of women’s magazines was being outlined, focusing on the role of Abril since its inception in 1950, and also in the launching of Abril's first magazine, in 1952, called Capricho. First it’s presented the context of the emergence of women’s magazine in Brazil, since the first on record in 1827, until the recent release of Editora Abril in 2010. After that, is presented data from public circulation and a profile of women’s magazines that are still in circulation, with most readers aged over 18 years. After the construction of this prespective, wich was based on the method of literature review and survey data from the sites maintained by Editora Abril, are raised factors that contributed to the market configuration described over the first chapters. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License