O favorecimento do consumo colaborativo pela geração Y nas redes sociais : explorando o I need, I offer
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como tema o favorecimento do consumo colaborativo nas redes sociais pela “geração Y”. O objetivo da pesquisa é compreender o consumo colaborativo, sua operacionalização através da internet e o comportamento do consumidor da “geração Y” neste processo. Para isso, apresenta-se na primeira parte deste trabalho, uma fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando de consumo, consumo colaborativo e influências no processo de decisão de compra. Logo após, aparecem os ...
Este trabalho tem como tema o favorecimento do consumo colaborativo nas redes sociais pela “geração Y”. O objetivo da pesquisa é compreender o consumo colaborativo, sua operacionalização através da internet e o comportamento do consumidor da “geração Y” neste processo. Para isso, apresenta-se na primeira parte deste trabalho, uma fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando de consumo, consumo colaborativo e influências no processo de decisão de compra. Logo após, aparecem os conceitos de ciclo de vida familiar, tipos de gerações e “geração y”. Por fim, trabalham-se as idéias sobre cibercultura, internet e sites de redes sociais. Para compreender o consumo colaborativo empiricamente, este trabalho apresenta como metodologia uma pesquisa exploratória e qualitativa, cuja a coleta de dados deu-se através da observação da dinâmica do aplicativo INIO – I need, I offer e através de entrevistas semi-abertas, individuais com usuários do aplicativo pertencentes à “geração Y”. Após a análise dos dados coletados, é possível verificar que sistemas de consumo colaborativo, para serem bem sucedidos, dependem de elementos como massa crítica, capacidade ociosa, crença no bem comum e confiança em estranhos. Além disso, também se pode perceber que existem características presentes em integrantes da “geração Y’ como liberdade, escrutínio, integridade e colaboração que podem favorecer sistemas de consumo colaborativo. ...
Abstract
This final paper theme is the contribution of collaborative consumption on social networks for "Generation Y". The objective of this research is to understand the collaborative consumption, its operation through the Internet and consumer behaviors of "Generation Y" in this process. To this, we present in the first part of this work, a theoretical basis related to the theme, which starts approaching about consumption, collaborative consumption and influences on buying decision process. Soon afte ...
This final paper theme is the contribution of collaborative consumption on social networks for "Generation Y". The objective of this research is to understand the collaborative consumption, its operation through the Internet and consumer behaviors of "Generation Y" in this process. To this, we present in the first part of this work, a theoretical basis related to the theme, which starts approaching about consumption, collaborative consumption and influences on buying decision process. Soon after, there are the concepts of family life cycle, types of generation and "Generation Y". Finally, work up ideas about cyberculture, internet and social networking sites. To understand the collaborative consumption empirically, this paper presents as methodology, a exploratory and qualitative research, whose collection of data was done by observing the dynamics of the application INIO - I need, I offer, and by semi-open, individual interviews with users of this application who belong to "generation Y". After to analyze the collected datas, it is possible to verify that collaborative systems of consumption, to be successful, depends on factors such as critical mass, excess capacity, belief in the common good and trust in strangers. In addition, is also possible to perceive that there are features present in members of “Generation Y” as freedom, scrutiny, integrity and collaboration that can contribute to collaborative consumption systems. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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