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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorGama, Gabriel Nogueira dapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:34Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37484pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a analisar os usos que a publicidade faz da imagem de celebridades futebolísticas em redes sociais online. Para proceder a tal análise, é feita uma contextualização sobre a imagem do jogador de futebol na sociedade brasileira e suas apropriações na publicidade tradicional. Em seguida, traçamos um panorama teórico através dos escritos de Edgar Morin sobre estrelas e olimpianos e de Roland Barthes sobre mitos. Por fim, aplicamos os conceitos dos autores sobre o estudo de caso do Twitter ClaroRonaldo, criado pela empresa de telefonia celular Claro e controlado pelo jogador aposentado Ronaldo Nazário, com o fim de identificar, nas interações entre o jogador e o público envolvido, as técnicas e os motivos para sua utilização, bem como fragmentos de linguagem mítica.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the ways advertising uses football celebrities’ images as branded content in online social networks. Before such analysis, we proceeded in a study about the images of football players, its roles in brazillian society and its uses in traditional advertising. As theoretical support, we embraced Edgar Morin’s writings on movie stars/starlets and olympians and Roland Barthes’ Mithologies. Finally, we apply such concepts in the case study of the Twitter profile “ClaroRonaldo”, a piece of advertising created by cellphone network Claro which uses the retired football celebrity Ronaldo Nazario as poster boy, aiming to identify, in the interactions between public, celebrity and brand, its techniques, reasons and mythic language fragments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImageen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectCelebrityen
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectFootballen
dc.subjectJogador de futebolpt_BR
dc.subjectSocceren
dc.subjectMythsen
dc.subjectTwitteren
dc.titleÍdolos à venda : o jogador de futebol e seus mitos como conteúdo de marcapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilveira, Márcio Telles dapt_BR
dc.identifier.nrb000820327pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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