Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo aborda a interação entre bibliotecários e professores na Biblioteca Escolar. Consiste em um estudo de caso que analisa o Projeto “Café com Leitura” realizado no Colégio Marista São Pedro. Tem como objetivo averiguar as percepções dos professores do Colégio Marista São Pedro sobre o projeto “Café com Leitura” e a sua interação com os profissionais que atuam na biblioteca. O referencial teórico deste estudo contempla: o panorama da biblioteca escolar, o processo da aprendizagem no con ...
Este estudo aborda a interação entre bibliotecários e professores na Biblioteca Escolar. Consiste em um estudo de caso que analisa o Projeto “Café com Leitura” realizado no Colégio Marista São Pedro. Tem como objetivo averiguar as percepções dos professores do Colégio Marista São Pedro sobre o projeto “Café com Leitura” e a sua interação com os profissionais que atuam na biblioteca. O referencial teórico deste estudo contempla: o panorama da biblioteca escolar, o processo da aprendizagem no contexto escolar, perfil do bibliotecário atuante na biblioteca escolar, perfil do professor no contexto da escola e da biblioteca, comunicação e interação nas relações do professor e do bibliotecário e a leitura como mediação no contexto escolar. Emprega a observação e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Nas observações foram descritos e analisados os acontecimentos do evento “Café com Leitura” mediante anotações. Nas entrevistas os dados coletados foram estruturados a partir de cada questão do instrumento. Para cada questão aplicada foi identificada a resposta de cada sujeito, apresentados pelo número correspondente. Conclui que através do Projeto “Café com Leitura” a interação entre bibliotecárias e professores aumentou consideravelmente comprovando ser esta importantíssima, pelo fato que, a partir dessa harmonia entre ambos, os resultados são preciosos no sentido de amizade, colaboração e principalmente por atuarem como mediadores de leitura na Instituição. ...
Abstract
This study addresses the interaction between librarians and teachers in the school library. It consists of a case study that analyzes the Project “Coffee with Reading” held at the Marist College Saint Peter. It‟s objective is to ascertain the perceptions of teachers of Marist College Saint Peter on the Project “Coffee with Reading” and their interaction with professionals working in the library. The theoretical study includes: an overview of the school library, the learning process in the schoo ...
This study addresses the interaction between librarians and teachers in the school library. It consists of a case study that analyzes the Project “Coffee with Reading” held at the Marist College Saint Peter. It‟s objective is to ascertain the perceptions of teachers of Marist College Saint Peter on the Project “Coffee with Reading” and their interaction with professionals working in the library. The theoretical study includes: an overview of the school library, the learning process in the school context, profile of the actives librarians in the school library, profile of teachers in the school and library contexts, communication and the interaction in the relationship of teacher and librarian as mediation and reading in the school context. It employs observation and interview as data collection instruments. In the observations were describes and analyzed the happenings of the event “Coffee with Reading” with annotations. In the interviews were structured data collected from each question of the instrument. For each question that were applied was identified the each subject answer, presents for each their number. Concluded between of the Project “Coffee with Reading” the interaction of the librarians and teachers increase substantially proving is there really important, for the fact of, from this harmony of both, result are precious in the friendship means, collaboration and as the must important for act as mediators of reading in the institution. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License