Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Adriana Beatris D'Alcântara Monte-Mór Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:28Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37469pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a interação entre bibliotecários e professores na Biblioteca Escolar. Consiste em um estudo de caso que analisa o Projeto “Café com Leitura” realizado no Colégio Marista São Pedro. Tem como objetivo averiguar as percepções dos professores do Colégio Marista São Pedro sobre o projeto “Café com Leitura” e a sua interação com os profissionais que atuam na biblioteca. O referencial teórico deste estudo contempla: o panorama da biblioteca escolar, o processo da aprendizagem no contexto escolar, perfil do bibliotecário atuante na biblioteca escolar, perfil do professor no contexto da escola e da biblioteca, comunicação e interação nas relações do professor e do bibliotecário e a leitura como mediação no contexto escolar. Emprega a observação e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Nas observações foram descritos e analisados os acontecimentos do evento “Café com Leitura” mediante anotações. Nas entrevistas os dados coletados foram estruturados a partir de cada questão do instrumento. Para cada questão aplicada foi identificada a resposta de cada sujeito, apresentados pelo número correspondente. Conclui que através do Projeto “Café com Leitura” a interação entre bibliotecárias e professores aumentou consideravelmente comprovando ser esta importantíssima, pelo fato que, a partir dessa harmonia entre ambos, os resultados são preciosos no sentido de amizade, colaboração e principalmente por atuarem como mediadores de leitura na Instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the interaction between librarians and teachers in the school library. It consists of a case study that analyzes the Project “Coffee with Reading” held at the Marist College Saint Peter. It‟s objective is to ascertain the perceptions of teachers of Marist College Saint Peter on the Project “Coffee with Reading” and their interaction with professionals working in the library. The theoretical study includes: an overview of the school library, the learning process in the school context, profile of the actives librarians in the school library, profile of teachers in the school and library contexts, communication and the interaction in the relationship of teacher and librarian as mediation and reading in the school context. It employs observation and interview as data collection instruments. In the observations were describes and analyzed the happenings of the event “Coffee with Reading” with annotations. In the interviews were structured data collected from each question of the instrument. For each question that were applied was identified the each subject answer, presents for each their number. Concluded between of the Project “Coffee with Reading” the interaction of the librarians and teachers increase substantially proving is there really important, for the fact of, from this harmony of both, result are precious in the friendship means, collaboration and as the must important for act as mediators of reading in the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectInteration between librarians and teachersen
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectMediators of readingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleProjeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819830pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples