Implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratório de ensaio de instituição de ensino e pesquisa
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Outro título
Implementation of a quality management system in test laboratories of teaching and research institutions
Assunto
Resumo
A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em laboratórios de ensaio de instituições de ensino e pesquisa, com fins de acreditação conforme norma ISO/IEC 17025, demanda abordagens que atendam às características típicas deste tipo de ambiente. A necessidade de conciliar as atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços de ensaio, a falta de foco no cliente e a presença de pessoal temporário, bem como a ausência de publicações mais específicas e detalhadas a este respeito, d ...
A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em laboratórios de ensaio de instituições de ensino e pesquisa, com fins de acreditação conforme norma ISO/IEC 17025, demanda abordagens que atendam às características típicas deste tipo de ambiente. A necessidade de conciliar as atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços de ensaio, a falta de foco no cliente e a presença de pessoal temporário, bem como a ausência de publicações mais específicas e detalhadas a este respeito, dificultam e até impedem iniciativas neste sentido. Um dos objetivos desta pesquisa foi propor soluções para as principais dificuldades encontradas durante a implementação de um SGQ realizada em dois laboratórios de ensaio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do relato e da análise deste processo. Baseado no estudo dos casos mencionados, foi proposto um método para a implementação de um SGQ de acordo com norma ISO/IEC 17025 e a acreditação de laboratórios de ensaio de instituições de ensino e pesquisa. A proposta apresenta a descrição das principais etapas, incorpora uma abordagem de gestão por processos e estabelece indicadores de desempenho vinculados aos objetivos do SGQ, adotando soluções criativas para atender às características e às necessidades dos laboratórios destas instituições. ...
Abstract
The implementation of Quality Management Systems (QMS) in test laboratories of teaching and research institutions, with the purpose of accreditation according to ISO/IEC 17025 standard, requires approaches that meet the typical characteristics of this type of environment. The need to reconcile teaching, research and testing services, the lack of customer focus and the presence of temporary staff, as well as the absence of more specific and detailed publications on this subject, difficult or eve ...
The implementation of Quality Management Systems (QMS) in test laboratories of teaching and research institutions, with the purpose of accreditation according to ISO/IEC 17025 standard, requires approaches that meet the typical characteristics of this type of environment. The need to reconcile teaching, research and testing services, the lack of customer focus and the presence of temporary staff, as well as the absence of more specific and detailed publications on this subject, difficult or even prevent some initiatives. One of the objectives of this study was the proposition of solutions to solve the major problems encountered during the QMS implementation conducted in two laboratories at the Federal University of Rio Grande do Sul, through the reporting and analysis of this process. Based on this case, a method to implement a QMS according to ISO/IEC 17025 in test laboratories of teaching and research institutions was proposed. This proposal presents the main steps description, incorporates a process approach and establishes performance indicators related to the objectives of the QMS. It also adopts creative solutions to meet the characteristics and needs of these institutions’ laboratories. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
-
Engenharias (7412)Engenharia de Produção (1233)
Este item está licenciado na Creative Commons License