Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Fernanda Torres dept_BR
dc.contributor.authorPfluck, Nátali Carina Dolvitschpt_BR
dc.date.accessioned2012-02-28T01:20:11Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37198pt_BR
dc.description.abstractAs práticas educativas em saúde são consideradas como recursos de transformação social, desde que implicadas para a participação e controle social promovendo a autonomia e independência dos sujeitos envolvidos no processo. Desta forma, delineou-se esse relato de experiência, que tem como objetivo apresentar o Grupo Educativo do CAPSad do município de Gravataí/RS buscando compreendê-lo como prática educativa para promoção da saúde e empoderamento dos seus envolvidos. O Grupo Educativo é um grupo estruturado, fechado, que visa educação em saúde. É composto por 12 encontros, onde são abordados e estudados temas diferentes de saúde e destina-se aos usuários de substâncias psicoativas em atendimento no CAPSad. O tema é atual, com grande potencial de estudo e conveniente às tendências de produção em saúde no Brasil e no mundo. Pode-se concluir que o Grupo Educativo exerce importante papel como promotor do pensar crítico dos participantes sobre o contexto no qual estão inseridos.pt_BR
dc.description.abstractThe health education is considered as resource for social transformation, since it involves the participation and social control, promoting autonomy and independence of persons involved in the process. Thus we developed this experience report, which aimed to present the Educative Group of CAPSad from Gravataí / RS to understand it as an educational practice to promote health and empowerment of its participants. The Educative Group is a structured group, which aims health education. It comprises 12 meetings, where various different health subjects are discussed and studied and is intended for users of psychoactive substances treated in CAPSad. The theme is current, with great potential for study and connected to production trends in health in Brazil and worldwide. It can be concluded that the Educative Group has an important role as promoter of the participants critical thoughts about the context in which they belong.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectAbuso de drogaspt_BR
dc.subjectEducational practices in healthen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectEmpowermenten
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectDrug addictionen
dc.titlePráticas educativas em saúde : a experiência do grupo educativo para usuários do Centro de Atenção Psicossocial - Álccol e outras Drogas (CAPSAD) de Gravataí/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787230pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Clínica: Ênfase em Saúde Comunitáriapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples