Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKieling, Christian Costapt_BR
dc.contributor.authorChardosim, Neusa Maria de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2012-02-28T01:20:07Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37189pt_BR
dc.description.abstractExistem várias funções neuropsicológicas envolvidas no processo de aprendizagem formal. O presente estudo abordou a associação entre medidas de desempenho escolar de alunos da terceira série do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, nas disciplinas de matemática e português, com o desempenho em uma bateria de testes neuropsicológicos selecionados. Foram observadas correlações significativas entre o desempenho escolar em ambas as disciplinas e medidas neuropsicológicas. Esses resultados obtidos evidenciaram a importância de algumas funções envolvidas no processo de aprendizagem formal, tais como atenção e memória operacional ou memória de trabalho (working memory), bem como o tempo de reação em alguns testes. Salienta-se a importância de novos estudos nesta área com o intuito de estabelecer outras correlações significativas dentro deste processo.pt_BR
dc.description.abstractThere are several neuropsychological functions involved in the process of formal learning. The present study addressed the association between measures of academic performance of students in third grade in three public schools of Porto Alegre, in the disciplines of Mathematics and Portuguese, and performance on a battery of selected neuropsychological tests. There were significant correlations between school performance in both disciplines and neuropsychological measures. These results showed the importance of certain functions involved in the process of formal learning such as attention and working memory and reaction time in some tests. Further studies in this area are required in order to establish other significant correlations in this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic performanceen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.titleUm estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000788060pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples