Matemática financeira com planilhas eletrônicas no ensino médio
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho relata o resultado de uma abordagem alternativa de matemática financeira no ensino médio com alunos da escola estadual Padre Reus em Porto Alegre. Normalmente esse assunto é abordado através de fórmulas, entretanto, na prática, os alunos quase sempre acabam questionando-se sobre qual fórmula utilizar. Nesse trabalho as fórmulas foram preteridas pela movimentação financeira evidenciada através de planilhas eletrônicas. Aplicações, empréstimos, compras parceladas e equivalência de c ...
Este trabalho relata o resultado de uma abordagem alternativa de matemática financeira no ensino médio com alunos da escola estadual Padre Reus em Porto Alegre. Normalmente esse assunto é abordado através de fórmulas, entretanto, na prática, os alunos quase sempre acabam questionando-se sobre qual fórmula utilizar. Nesse trabalho as fórmulas foram preteridas pela movimentação financeira evidenciada através de planilhas eletrônicas. Aplicações, empréstimos, compras parceladas e equivalência de capitais são alguns dos tópicos que foram trabalhados no laboratório de informática com os alunos. O objetivo dessa nova abordagem é incentivar os alunos o planejamento financeiro e a capacidade de tomar decisões. ...
Abstract
This paper reports the result of an alternative approach to financial mathematics in high school with students from the Escola Estadual Padre Reus in Porto Alegre. Usually this issue is addressed through formulas, however, in practice, students often end up asking for the formula to be used. In this work the formulas were substituted by the financial transaction evidenced by spreadsheets. Applications, loans, installment purchases and equity capital are some of the topics that were worked in th ...
This paper reports the result of an alternative approach to financial mathematics in high school with students from the Escola Estadual Padre Reus in Porto Alegre. Usually this issue is addressed through formulas, however, in practice, students often end up asking for the formula to be used. In this work the formulas were substituted by the financial transaction evidenced by spreadsheets. Applications, loans, installment purchases and equity capital are some of the topics that were worked in the computer lab with students. The objective of this new approach is to encourage students in financial planning and the ability to make decisions. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License