Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Ingrid Erthal Watte dapt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:59Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37158pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the mathematical language produced by the websítio “Só Matemática”, by using as theorical framework the second Wittgenstein’s thoughts, chiefly his concepts of Use, Forms of Life, Language Games. The research material examined consists of fragments from the websítio “Só Matemática”, especially its sections “Material de apoio” (Supporting material) and “Pratique” (Practice). The analysis has demonstrated that the language games within the websítio “Só Matemática" are formed by rules about the importance of making mathematical operations by using the “step-by-step” method. Moreover, these games reinforce the notion from which we need to teach Mathematics from “everyday situations”, since they draw interest from the user in Mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThoughts the second Wittgensteinen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLanguage gamesen
dc.subjectJogos de linguagempt_BR
dc.subjectSó Matemáticaen
dc.titleEducação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819951pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples