Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Graziela Langonept_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:47Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37114pt_BR
dc.description.abstractComo estudante de Licenciatura em Matemática, descobri que não há uma receita para se ensinar. Por isso, minha preocupação, enquanto futura professora, era de como ensinar? Nesse trabalho eu relato uma pesquisa desenvolvida a fim de buscar algumas respostas para minhas dúvidas. Trato das metodologias que os professores têm usado para ensinar funções no Ensino Médio. Ao longo do trabalho, discorro a respeito da influência do Currículo sobre as formas de se ensinar funções, e também sobre como podemos relacionar a filosofia com o estudo de funções. Por fim, apresento diferentes formas de se conceituar e representar funções, ressaltando a ideia de que cada aluno constrói para si um significado singular de função.pt_BR
dc.description.abstractAs a student of Graduation in Mathematics, I discovered that does not exist a receipt for teaching. So my concern, as future teacher, was how to teach? In this work I report a research developed in order to seek some answers to my questions. I tract of the methodologies that teachers have used to teach functions in High Scholl. Throughout the work, I talk about the influence of Curriculum on how to teach functions, and also how we can relate philosophy to the study of functions. Finally, I exhibit different ways conceptualizing and representing functions, highlighting the idea that each student builds a unique meaning of function.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectFunctions’s teachingen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de funcoespt_BR
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectParâmetros curriculares nacionais : Ensino médiopt_BR
dc.subjectNational curricular parameters of high schol (NCPHS)en
dc.titleCurrículo, filosofia e ensino de funçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819668pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples