Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGravina, Maria Alicept_BR
dc.contributor.authorConte, Katilene Grilopt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:43Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37099pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho lança um olhar sobre a situação do ensino da geometria no final do Ensino Fundamental. Para isto foi aplicado um questionário a uma turma de 9º ano e identificamos que os alunos se encontram nos níveis da visualização e análise do modelo de desenvolvimento de pensamento geométrico proposto por Van Hiele. Também foi feita uma análise dos conteúdos de geometria de uma coleção de livros de Matemática para o ensino fundamental (6º ao 9º ano) e procuramos identificar situações em que a abordagem didática pode favorecer a construção do pensamento geométrico.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to take a look at the situation of the teaching of geometry in the secondary school. Using a questionnaire, it was analyzed the students comprehension of geometry taking the Van Hiele model of geometric reasoning as a theoretical framework. It was also carried out an analysis of the geometry subject in a collection of books of mathematics for secondary education (6 to 9 year) with the purpose of find out didactical situations that favor the construction of geometric thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didático : Análisept_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMatemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.titleUm olhar sobre o ensino e aprendizagem da geometriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819855pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples