Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
Visualizar/abrir
Data
1997Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa Enunciados Verbais no Espaço da Produção Pictórica define-se pela realização de um conjunto de dez pinturas e sua reflexão teórica apresentando conceitos e referências capazes de auxiliar a análise das mesmas. As pinturas foram executadas em telas de formatos regulares (quadradas ou retangulares) com dimensões variáveis entre 1,00 x 1,00 e 1,00 e 2,30 m; as técnicas utilizadas foram: óleo, encáustica e acrílica. Sua aparência geral é definida pela economia de informações visuais que ...
A pesquisa Enunciados Verbais no Espaço da Produção Pictórica define-se pela realização de um conjunto de dez pinturas e sua reflexão teórica apresentando conceitos e referências capazes de auxiliar a análise das mesmas. As pinturas foram executadas em telas de formatos regulares (quadradas ou retangulares) com dimensões variáveis entre 1,00 x 1,00 e 1,00 e 2,30 m; as técnicas utilizadas foram: óleo, encáustica e acrílica. Sua aparência geral é definida pela economia de informações visuais que lhes confere um caráter reducionista. A principal característica das obras é o fato de possuírem, em seu interior, enunciados verbais gráficos dotados de um componente ambíguo: sua leitura pode envolver tanto uma qualidade representativa, quanto auto-referente. Seus títulos/enunciados são: 1. Tão Presente em seu Retrato; 2. Sem Ver-se Repentinamente; 3. Sobre sua Própria Imagem; Sob sua Própria Imagem; 5. Seu Desaparecimento; 6. Desde en...; 7. Sendo Visto; 8. Sendo Visto; 9. Ao Ver-se; 10. Dessa Aparição. A partir do cruzamento entre verbal e visual foram buscados conceitos relativos a imagem e texto na Filosofia (Foucault, Deleuze); Semiótica e Semiologia; referências históricas em artistas do século XX (Duchamp, Magrtte, J. Johns, Klein, Mira Schendel); e poéticas (reducionismo). Levantados esses dados foi feita a análise de cada pintura, vistas sob uma perspectiva pessoal na intenção de garantir a continuidade do processo e permanência das obras no contexto contemporâneo. ...
Abstract
The research project Verbal Propositions in the Space of Pictorial Representation is characterized by the production of a group of ten paintings and the theoretical reflection involving the presentation of concepts and historic references which capacitate their analysis. The paintings were made using stretched canvases with square or rectangular shapes of dimensions varying between 1.0 x 1.0 meters and 1.0 x 2.3 meters. Painting techniques utilized include: oil, encaustic, and acrylic. Their ge ...
The research project Verbal Propositions in the Space of Pictorial Representation is characterized by the production of a group of ten paintings and the theoretical reflection involving the presentation of concepts and historic references which capacitate their analysis. The paintings were made using stretched canvases with square or rectangular shapes of dimensions varying between 1.0 x 1.0 meters and 1.0 x 2.3 meters. Painting techniques utilized include: oil, encaustic, and acrylic. Their general appearence is defined by an economy of visual information wich confers to them a reductionist character. The principle characteristic of the work is the presentation in its interior of a formally graphic/verbal proposition wich has an ambiguous component: its decodification could be seen, on one hand, as representational, and on other hand, as auto-referential. The painting titles propositions are the following: 1. Tão Presente em Seu Retrato; 2. Sem Ver-se Repentinamente; 3. Sobre sua Própria Imagem ; 4. Sob Sua Própria Imagem ; 5.Seu Desaparecimento; 6. Desde En...; 7.Sendo Visto; 8. Aparição Silenciosa ; 9. Ao Ver-se; 10. Dessa Aparição. From this point of intersection theories are investigated including concepts relating to text and image in Philosophy (Foucault, Deleuze); Semiotics and Semiology; historical refernces of twentieth century artists (Duchamp, Magritte, Johns, Klein, Schendel) and poetical form (reductionism). Based on this information the analysis of each painting was carried out from a personal perspective with the intention to guarantee the continuity of the process and the permanence of these works in a contemporary context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2893)Artes Visuais (474)
Este item está licenciado na Creative Commons License