A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
dc.contributor.advisor | Porto, Leonardo Sartori | pt_BR |
dc.contributor.author | Coelho, Viviane Bizelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-19T01:20:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36715 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.title | A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Picetti, Jaqueline Santos | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000818201 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto alegre BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)