Qualidade de vida no trabalho na agência "Cifrão" do Banco "Moeda" : percepção dos funcionários
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O conceito da palavra “trabalho”, ao longo dos tempos, sofreu diversas alterações. Hoje, ele é imprescindível, principalmente como fonte de renda. Além disso, ele pode ser uma maneira de se obter prazer e reconhecimento. Em um mundo cada vez mais globalizado, o trabalho acaba tomando uma grande parte do tempo das pessoas em seu dia-a-dia. Dada a importância deste período do dia que normalmente se passa longe da família e amigos, e que para muitos não passa de um modo de se obter subsídios para ...
O conceito da palavra “trabalho”, ao longo dos tempos, sofreu diversas alterações. Hoje, ele é imprescindível, principalmente como fonte de renda. Além disso, ele pode ser uma maneira de se obter prazer e reconhecimento. Em um mundo cada vez mais globalizado, o trabalho acaba tomando uma grande parte do tempo das pessoas em seu dia-a-dia. Dada a importância deste período do dia que normalmente se passa longe da família e amigos, e que para muitos não passa de um modo de se obter subsídios para o sustento, deve-se pensar cada vez mais em “Qualidade de Vida no Trabalho”. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a percepção que os funcionários da agência “Cifrão” do Banco “Moeda” têm a respeito do tema “Qualidade de Vida no Trabalho”, mostrando a política adotada pelo banco, identificando os fatores positivos e os que não estão contribuindo para este fim. Para tanto, serão apresentados alguns modelos que se referem ao tema em questão, sendo que a linha adotada será a fornecida por Walton (1973) através de seus oitos fatores e demais critérios. A pesquisa foi feita em um banco de grande expressão no Brasil e o método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, por se tratar de um estudo contemporâneo. É uma pesquisa descritiva com método quantitativo para se analisar um número maior de funcionários. Como instrumento de coleta de dados foi escolhido o questionário fechado, que foi aplicado a uma população de 26 funcionários. O resultado final da pesquisa mostrou que o banco conta com um programa de qualidade de vida bastante amplo e que praticamente todos os fatores de Walton (1973) apresentaram-se de forma positiva de acordo com os funcionários da agência, sendo que apenas quatro desses critérios não corresponderam ao ideal. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License